WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Substrato deve proporcionar nutrientes à planta e arejamento às raízes

Coxim, piaçava, pedra britada, vermiculita, esfagnum e nó-de-pinho são os substratos mais utilizados no cultivo de orquídeas

O tempo médio de vida útil do substrato é de dois anos.

Para que uma orquídea se desenvolva satisfatoriamente é necessário que o substrato tenha algumas condições especiais, pois é fundamental o arejamento das raízes. O coxim, feito a partir da fibra de coco, é um dos mais utilizados. Encontrado em placas, esse pode ser amarrado com as plantas nas árvores.

Outros materiais, como piaçava, pedra britada, vermiculita e esfagnum podem, igualmente, ser utilizados. No curso Cultivo de Orquídeas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Waldyr Endsfeldz destaca que “o tempo médio de vida útil do substrato é de dois anos. Após esse período, ele deve ser substituído”.

O nó-de-pinho, proveniente do pinheiro-do-paraná, também tem sido usado. A prática do cultivo de orquídeas nesse substrato é um método alternativo,  que tem como objetivo aumentar a diversidade de substratos que prestam-se à orquidofilia.

Apresenta uma série de benefícios às orquídeas e, por consequência, à natureza, que pode deixar de fornecer alguns exemplares de xaxim, muito utilizados anteriormente. Esse tipo de cultivo assemelha-se a outros métodos já conhecidos, como plantio em casca de árvore ou pedaços de madeira.

Há algumas vantagens no cultivo em nó-de-pinho. “Sua forma aproximadamente cônica auxilia na fixação da orquídea e proporciona melhor ângulo na evolução vegetativa, resultando em uma melhor ornamentação no conjunto floral. Além disso, o substrato pode ser usado durante diversos replantios sem perder as características”, comentar Endsfeldz.

Por: Clara Peron.

Curso CPT - Cultivo de Orquídeas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!