WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Substâncias antienvelhecimento

Antioxidantes encontrados nos alimentos ajudam a aumentar a longevidade

 

 As frutas cítricas são ricas em vitamina C, um dos antioxidantes mais abundantes na natureza. Foto: reprodução.

Existem diversos produtos no mercado que garantem retardar o envelhecimento. A maioria deles funciona, mas a melhor forma de aumentar a longevidade é através da alimentação. A adoção de hábitos saudáveis e o consumo de alimentos adequados podem garantir um vida longa, com mais saúde e beleza.

Os nutrientes responsáveis pelo prolongamento da vida e da juventude são os chamados antioxidantes. Eles combatem os radicais livres, que são compostos derivados da decomposição de outras substâncias dentro das células, principalmente de gorduras, açúcares e toxinas. Outros fatores, como a exposição prolongada ao sol, o estresse, o fumo, poucas horas de sono, entre outros, podem favorecer o surgimento dos radicais livres.

As células não conseguem eliminar sozinhas os radicais livres, pois estes são pedaços grandes de moléculas que se desprendem de outras ainda maiores e não possuem formas naturais de liberação. Eles ficam vagando pelas células, pelo tecido, ou pelo sangue, atuando como uma verdadeira toxina. A ação deles e das próprias defesas do organismo prejudica a renovação celular, o que é a garantia da manutenção da vida.

O papel dos antioxidantes é se ligar aos radicais livres, fazendo com que eles sejam eliminados pelo organismo. Eles são encontrados em diversos alimentos. Por isso, é tão importante uma alimentação balanceada. Conheça os principais antioxidantes e saiba onde encontrá-los:

Vitamina E: é o antioxidante mais comum, presente em diversos alimentos e usado em muitos produtos de beleza. Os ovos, as sementes e as castanhas (principalmente estas últimas) são ótimas fontes da vitamina E.

Ômega 3:
tornou-se popular nos últimos anos por trazer inúmeros benefícios, entre eles ser antioxidante. É encontrado na linhaça, nos ovos, na carne vermelha e principalmente em alguns peixes, como o salmão, o atum e a sardinha. Estes alimentos devem ser assados, cozidos, ou grelhados, pois o processo de fritura faz com que eles percam as propriedades.

Kaempferol: encontrado na cebola, na couve e no alface. É importante consumir estes alimentos crus, pois o antioxidante perde as propriedades com o cozimento. A cebola roxa contém quantidades maiores do que a branca.

Betacaroteno: presente em vegetais amarelo-alaranjados, como a cenoura e a abóbora, além da clorofila. Também é importante consumir estes alimentos crus. O suco de clorofila, feito com folhas verdes e outros vegetais batidos, é uma ótima opção de consumo.

Resveratrol: presente na casca e na semente de uvas, entre outros alimentos. É a substância responsável pelas características antioxidantes do vinho e do suco de uva integral. O processo de fermentação é o meio mais eficiente para a extração da substância.

Vitamina C: é o antioxidante há mais tempo reconhecido com esta propriedade. É encontrado em frutas cítricas, como limão, laranja, tangerina e acerola, em folhas verdes, entre muitos outros alimentos. Talvez seja o antioxidante mais encontrado na natureza, mas, por ser eliminada facilmente pelo organismo, é importante consumir a vitamina todos os dias.

Cafeína: encontrada no café e em chás (verde, branco, preto, mate). Deve ser consumida na hora do preparo, pois pode perder as propriedades. Pelo mesmo motivo, é importante não deixar o produto ferver. O ideal é esquentar a água até 90°C, desligar o fogo e colocar o produto mexendo bem. Os chás podem ser armazenados na geladeira por no máximo 24 horas.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

IVANILDO SOARES GOMES

14 de nov. de 2018

Parabéns, pelo conteúdo, pois como "Terapeuta Naturalista e aluno do curso de medicina integrativa", posso confirmar o texto pelas experiências vividas e aplicadas na vida de outros, assim como também através de pesquisas e outros profissionais.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de nov. de 2018

Olá Ivanildo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atencisoamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?