
Nas últimas décadas, devido à estabilidade econômica do país Brasil, muitos pecuaristas investiram em tecnologia, o que fez com que o Brasil se torna-se um dos maiores produtores mundiais de carne bovina. Para que a produção aumente ainda mais, e de forma acelerada, o Departamento de Zootecnia da UFV – MG desenvolveu softwares capazes de identificar quanto um bovino ingeriu de alimento e de água por dia.
Foi implantado nos bovídios um tipo de tampa nas costas, com a função de facilitar a visualização interna do animal, auxiliando os pesquisadores a verificar quanto de alimento está no rúmen do bovino, quais os componentes da dieta foram mais aproveitados e quais viraram fezes. O que parece um filme de ficção científica nada mais é do que a evolução tecnológica nacional, concretizada após inúmeras pesquisas e um árduo trabalho dos pesquisadores.
O objetivo dos pesquisadores da UFV é encontrar meios mais eficazes e rápidos para que o gado bovino se alimente menos e engorde mais, diminuindo gastos com a alimentação e gerando lucro ao pecuarista, que aumentará sua produção. Estima-se que mais de 43 milhões de bovinos serão abatidos ainda este ano apenas para abastecer o mercado interno.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: www.ppg.ufv.br
Conheça o Curso CPT Alimentação de Gado de Corte.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.