
Como organizar as informações em uma empresa? Utilizando um sistema de informações, certamente em computador. O número de empresas que utilizam sistemas de informação visando à coleta e ao tratamento da informação para tomada de decisões mercadológicas e elaboração de estratégias aumentou consideravelmente com o avanço tecnológico. “É a Sociedade da Informação que emerge, alterando a forma de administrar, passando a informação a ter papel de destaque como força competitiva”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Pequenas Empresas, em Livro+DVD e Curso Online.
Na sociedade da informação, a tecnologia torna-se instrumento de uso intenso, facilitando a comunicação entre as pessoas, utilizando redes que integram os vários setores da empresa. Sistemas administrativos surgem como suporte ao controle de processos e planejamento. Recebendo várias denominações ao longo do tempo, os sistemas de informação armazenam hoje não só as informações factuais (tangíveis), mas também as informações intangíveis (dos relacionamentos interpessoais, por exemplo).
As empresas dispõem, graças ao avanço da tecnologia da informação, de sistemas que facilitam a integração dos seus vários setores. Além disso, coletam, armazenam e processam informações em número cada vez maior, que devem ficar disponíveis à gerência e aos usuários em geral.
Informação é um termo que, de certa forma, tem uma definição complexa, e envolve a compreensão do que venha a ser dado, informação e conhecimento. “Informação, além do mais, é um termo que envolve todos os três, além de servir como conexão entre os dados brutos e o conhecimento que se pode obter” (Davenport, 2000:18). Dados são números e fatos brutos, não analisados; informações são dados que foram organizados ou analisados de algum modo significativo (Stonner, 1985:488). Os dados são facilmente estruturados e obtidos por máquinas, enquanto a informação requer análise e algum consenso quanto ao seu significado.
“Durante muitos anos, as pessoas faziam referência a dados como informação, e agora se veem obrigadas a falar sobre conhecimento para compreender o que é informação”, finaliza Hélvio.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.