
Com as mudanças no Simples Nacional, o limite de faturamento de pequenos produtores de vinho, cerveja e cachaça passou para cerca de R$ 5 milhões. Com isso, muitos microempreendedores passaram a se enquadrar nesse modelo de tributação. Como resultado, vinícolas, microcervejarias e cachaçarias terão alguns benefícios, como redução na carga tributária e desburocratização dos negócios.
Benefícios para produtores de vinho da Serra Gaúcha
No município de Bento Gonçalves (RS), uma das vinícolas resolveu se inscrever no Simples Nacional assim que as mudanças foram divulgadas. Como é uma empresa familiar, de porte pequeno, a redução dos tributos dará maior sustentabilidade aos negócios. “Se a alteração na lei tivesse entrado em vigor, há mais tempo, seria possível economizar, no mínimo, R$ 35 mil do total de impostos pagos em 2017”, afirma Bruna Cristófoli, diretora da vinícola.
Desburocratização dos negócios = força competitiva
Com a redução dos impostos, as vinícolas, cervejarias e cachaçarias não mais enfrentarão a morosidade burocrática. Como resultado da desburocratização, as micro e pequenas empresas ganharão força competitiva no mercado. Dessa forma, será possível investir em melhorias em prol da satisfação dos clientes e do crescimento dos negócios. Segundo Cristófoli, com a tributação reduzida, a vinícola poderá oferecer aos clientes frete incluso, por exemplo.
Tributação menor, menor preço no mercado?
De acordo com Dirceu Scottá, representante do Ibravin - Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), embora os impostos tenham sido reduzidos, não necessariamente o preço do vinho seguirá o mesmo caminho. Mesmo porque a precificação dos produtos é uma política própria de cada empresa. Por outro lado, os produtores de vinho do país poderão acabar com o repasse da inflação, o que será vantajoso para os consumidores.
Produção de vinhos = oportunidade de negócio lucrativo
“Atualmente, os consumidores incorporaram o vinho em seu cotidiano, não apenas em festividades. Aliado à redução na carga tributária, os vinicultores têm muitos motivos para comemorar, pois o mercado de vinhos tornou-se uma oportunidade de negócio lucrativo.”, afirmam Etiene Carvalho e Marcos Rachelle, professores do Curso a Distância CPT Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização em Livro+DVD e Online.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: canalrural.com.br
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Treinamento Profissional.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.