WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Silagem durante o período de safrinha pode ser feita com girassol

Seu silo tem alto teor de proteínas e outros elementos necessários para uma boa dieta alimentar, inclusive com qualidade digestiva superior ao milho e sorgo

O cultivo do girassol é viável mesmo em condições adversas, possibilitando sua exploração.

Novas alternativas visando melhorar a conversão dos alimentos ingeridos pelos bovinos em maior produtividade de leite e carne  estão sendo desenvolvidas em diferentes regiões. Uma das opções é  a produção de silo com girassol. A técnica é utilizada por pecuaristas em todo o país, principalmente em áreas e períodos do ano em que há ocorrência de fatores limitantes para o desenvolvimento de plantas forrageiras, como pouca umidade, baixa temperatura, pragas e pouca luminosidade.

O cultivo do girassol é viável mesmo em condições adversas, possibilitando sua exploração. O período da safrinha é um exemplo, pois a planta tem boa performance de produção em diversas localidades nos meses de dezembro a março.

No curso Cultivo e Processamento de Girassol, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Maria Regina Gonçalves Ungaro, destaca que “o girassol tem sido considerado como planta produtora de óleo, mas também é importante fonte de proteínas para a alimentação animal. A combinação dos farelos de girassol e soja, por exemplo, é perfeita, uma vez que, enquanto o primeiro é deficiente em lisina e rico em sulfurados, a soja apresenta relação inversa, sendo pobre em sulfurados e rica em lisina”.

Do ponto de vista agronômico, essa é uma das espécies vegetais mais competentes, pois tem capacidade de capturar nutrientes disponíveis em camadas mais profundas e contribuir para a redução de algumas ervas daninhas. Além disso, exige pouca água em seu cultivo.

Nutricionalmente, seu silo tem alto teor de proteínas e outros elementos necessários para uma boa dieta alimentar, inclusive com qualidade digestiva superior ao milho e sorgo. O fornecimento desse alimento para o gado ocorre uma semana após o fechamento do mesmo, não podendo ultrapassar 60 a 80 dias após sua abertura.

Para que os bovinos tenham boa aceitabilidade, recomenda-se que a silagem seja introduzida gradualmente, misturando-a ao alimento tradicionalmente oferecido ao gado, até o sétimo dia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?