Franquias estão em ascensão no Brasil. Nos últimos três anos, o setor cresceu mais de 50%, porcentagem acima da média do PIB brasileiro, segundo Ricardo Bomeny, presidente da ABF - Associação Brasileira de Franchising. Hoje, o país ocupa o quinto lugar no rank mundial. Em 2009, as 1460 redes existentes, que somam mais de 80 mil unidades, tiveram um faturamento de R$ 63 bilhões.
O setor está em expansão acelerada e pronto para crescer ainda mais nos próximos anos, principalmente nos pequenos e médios municípios. Alguns fatores que contribuem para o crescimento do franchising no Brasil são: o amadurecimento do setor; a queda das taxas de juros, que levou grandes investidores a buscarem alternativas mais rentáveis do que os títulos públicos, ocasionando a compra de várias lojas de uma só vez; o risco menor ao se investir em marcas já conhecidas; a chegada de novas bandeiras ao mercado (foram 80 apenas em 2009) e o fato de os investidores estrangeiros estarem querendo implantar suas marcas no país.
Números mostram que a cada 100 franquias que abrem por ano, apenas três fecham as portas. De acordo com o que afirma o professor Carlos Ruben Pinto, Diretor Executivo da empresa MDS Franchising & Negócios, Consultor do SEBRAE - MG no curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “o sucesso do franchising, como forma de expansão dos negócios de uma empresa, está diretamente relacionado ao total conhecimento deste sistema e das etapas a serem cumpridas para transformar uma empresa em franqueadora”. Além disso, é importante lembrar que franquia não é apenas um investimento, é preciso somar afinidade com o ramo e disposição para o trabalho.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.