Devido à falta de tempo, alimentar-se fora de casa já virou um hábito para a maioria dos brasileiros. O costume está se estendendo até para o tradicional cafezinho, consumido por cerca de 97% da população brasileira. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o consumo da bebida fora de casa aumentou 307% nos últimos 8 anos. Consequentemente, o negócio de cafeterias tem crescido bastante em todo o país, mostrando-se bastante rentável.
O baixo custo da bebida, além de facilitar o acesso dos consumidores, é um diferencial na hora de abrir um negócio. Para o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, em entrevista ao Portal Terra, a expansão do setor está só começando. Desse modo, ainda existem vários mercados a serem explorados em todas as regiões do Brasil.
Uma das vantagens de um negócio de cafeteria é a flexibilidade do modelo de se adaptara vários outros. É possível criá-las em espaços pequenos, grandes, conjugados com restaurantes, lanchonetes e padarias, e até em quiosques em um shopping center. Inclusive, dá para montar um espaço reservado para o café em um negócio já existente.
A Abic estima que existam cerca de 3,5 mil cafeterias em todo o país. Entre elas, aproximadamente, 1,2 mil são franquias ou unidades de grandes redes. Mas, a maioria é formada por pequenos empreendimentos. Herszkowicz explica que isso acontece porque o investimento para abrir uma cafeteria é pequeno, em torno de R$ 80 mil a R$ 100 mil.
Um elemento que pode ajudar ainda mais a alavancar o setor é o aumento no consumo de cafés finos e diferenciados. Segundo a Abic, esse segmento tem registrado crescimento de 15% a 20% ao ano. Os empreendimentos que trabalham com produtos especiais, além do simples cafezinho, precisam investir mais, contudo conseguem um retorno maior ao atender uma ampla faixa de consumidores.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Portal Terra.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

TATIANA CRISTINA DOS SANTOS
30 de abr. de 2017Gostaria de saber a data que essa matéria foi publicada.

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de mai. de 2017Olá Tatiana,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A matéria foi publicada no dia 17/08/2012.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos