
O setor de casamento agrega várias empresas diferentes, que fazem os convites e até programam a lua de mel. Foto: reprodução.
O mercado de casamentos movimenta bilhões todos os anos e engloba diversos tipos de serviço, desde a preparação da cerimônia até a lua de mel. Apesar do grande incentivo financeiro, quem quiser fazer parte do ramo precisa se preparar para muitos conflitos, brigas de família e noivas nervosas.
Na maioria das vezes, é difícil fugir do clássico, pois a tradição dos casamentos é antiga e mexe diretamente com as emoções e os sonhos dos casais. No entanto, algumas empresas estão conseguindo inovar e oferecer serviços exclusivos e dinâmicos, que buscam atender a um público diferenciado e mais exigente.
As ideias que têm surgido envolvem desde a preparação para o casamento e a festa, como a confecção de convites e lembranças, até a criação de roteiros especiais para a lua de mel. Empresas que muitas vezes participavam de apenas uma etapa, agora acompanham todo o processo.
Por exemplo, muitas fabricantes de convites e organizadoras das listas de casamento têm feito sites para os noivos, listas personalizadas com presentes inusitados e convites que podem ser acompanhados de presentes ou brindes. Os estúdios de fotografia e vídeo, além de filmagem e álbum, também produzem making offs com os preparativos, álbuns artesanais, fotos de momentos inusitados e até curtas-metragens, com direito a roteiro e câmera de cinema.
Os empresários que cuidam das festas também procuram atender às novas demandas de alguns clientes. Os casamentos têm sido realizados em lugares como haras, chácaras e até na praia. Nesses casos, a mobília, a decoração, a segurança, o som e a iluminação precisam de mais cuidados do que em uma igreja.
O empreendedor que resolver encarar este mercado em ascensão precisa estar preparado para realizar todos os tipos de sonhos. Mas, a empreitada vale a pena: o lucro é garantido. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são realizados quase um milhão de casamentos por ano, o que mostra o quanto o mercado é promissor. Entre 2003 e 2009, o número de matrimônios aumentou em 15% e os gastos subiram 52%.
A Associação dos Profissionais, Serviços para Casamentos e Eventos Sociais (Abrafesta) estima que o faturamento do setor este ano seja 14,8 bilhões de reais, o que representa uma elevação de 18,9% em relação ao ano passado. Para a instituição, o aumento da renda média dos brasileiros e da participação da mulher no mercado de trabalho são as principais razões para o desenvolvimento do setor. Portanto, surgem oportunidades para mais pessoas e empresas trabalharem. Mas, para se destacar e conseguir lugar em um mercado tão competitivo, é preciso se diferenciar e oferecer serviços cada vez melhores e personalizados.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.