
O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo. No primeiro, chega a gerar mais empregos que a siderurgia e a indústria automobilística. Com a copa de 2014 e as Olimpíadas em 2016, o crescimento do turismo no Brasil alcança altas escalas numéricas.
O país deve receber, até o final da próxima década, 11,1 milhões de estrangeiros, aumentando em 113% o turismo internacional. Esse fluxo irá gerar U$ 17,6 bilhões. No ano da Copa, 500 mil turistas visitarão o país do Pelé, rei do futebol brasileiro. E por meio desse crescimento acelerado, evidenciou-se a falta de profissionalismo que permeia o setor hoteleiro, o que tornou premente a necessidade de educação e treinamento adequado e qualificado para os profissionais que atuam no ramo.
A área de governança é uma das mais carentes no mercado brasileiro. Quando o hotel possui um profissional qualificado nesse departamento, todo o resto é bem sucedido, pois é função desse colaborador formar sua equipe, investindo em treinamento, montando programas de trabalho e implantando controles.
A principal função do departamento de governança é fazer a limpeza e higienização dos apartamentos, dos corredores e das áreas públicas, para assegurar o bem-estar dos hóspedes. Além disso, agrega outras atividades como, fornecer uniformes para todos os funcionários do hotel, cuidar da seção de achados e perdidos e da roupa de mesa para o setor de alimentos e bebidas. É sua responsabilidade, também, o setor da lavanderia, das atividades de costura, da preparação dos orçamentos anuais e do controle das próprias despesas. O apoio na decoração, a realização de inventários, bem como a solicitação de compras de roupas, equipamentos e materiais de limpeza e de móveis, reúne as demais ações da governança.
Dessa forma, o papel da governanta é fundamental, pois dela dependem vários itens vitais para o funcionamento do hotel. Para a professora Luciana Tebar, no curso Treinamento de Governanta, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com a HOTEC – Faculdade de Hotelaria e Gastronomia de São Paulo, “ é imprescindível que a governanta conheça o hotel em seu todo, saiba o trabalho de cada departamento, suas necessidades e como eles se relacionam. Seu trabalho é de controle e de conscientização da equipe. Uma das qualidades intrínsecas desse profissional é o zelo e a dedicação ao trabalho”.
Os próximos anos prometem investimentos que gerarão 710 mil empregos, sendo que desses, 330 mil serão definitivos após todo o movimento esportivo. Para se manter no mercado é essencial despertar para o treinamento e capacitação. Mobilize-se e tenha certeza que você pode ganhar com a Copa e as Olimpíadas.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.