WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como deve ser a seleção de pessoal nas empresas

Dicas para análise de currículo, formulário, realizações, hobbies e outras informações captadas

Um currículo bem elaborado facilita o trabalho da pessoa que seleciona.

Desde o microempresário até o presidente de uma grande empresa, tem a tarefa de selecionar  colaboradores. Existem diversas ideias e opiniões sobre esse procedimento. Há aqueles que julgam que selecionar com eficiência é uma questão de sorte, outros confiam no seu "olho clínico".

O consultor Hélvio Tadeu, professor do curso Gestão de Pessoas, organizado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que um bom método de seleção é aquele que trabalha passo a passo, resolvendo as dificuldades que se apresentam até a escolha de um candidato adequado. “Na seleção, você deve verificar se o conjunto de características, conhecimentos, habilidades e atitudes, não só declarados, mas também demonstrados em empregos anteriores e em todo o processo de seleção, estão adequados ao cargo pleiteado”, acrescenta.

Um currículo bem elaborado é um grande auxiliar de quem procura emprego, e ainda facilita o trabalho da pessoa que seleciona. A qualificação como; formação acadêmica, cursos, domínio de idiomas; contam muitos pontos. No entanto, além disso, é importante observar suas realizações, ou seja, o que o candidato fez nas empresas por onde passou.

Por ser preenchido na hora e ser manuscrito, o formulário de solicitação de emprego poderá fornecer dados importantes sobre a personalidade, a organização, a clareza de ideias e de raciocínio do candidato, cuja veracidade poderá ser verificada na entrevista. Erros primários de português, sejam eles de ortografia ou de concordância verbal ou nominal, são indícios de que a pessoa pode ter o nível de escolaridade solicitado, mas que apresenta problemas na comunicação escrita.

As informações referentes à família, finanças, antigos empregos e empregadores podem ter sua veracidade avaliada por contatos telefônicos, SPC e outras fontes, que indicam que tipo de caráter a pessoa tem. Conversar sobre hobbies podem indicar que estilo de vida o candidato leva. Esses dados, caso a pessoa seja contratada, servirão para enriquecer o conhecimento do gerente sobre os valores dela.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Gestão de Pessoas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?