
A tradição de usar remédios caseiros para cura de doenças comuns como gripes, resfriados e problemas digestivos está presente em todos os lares. Cada família conhece pelo menos uma receita. E essas sempre utilizam plantas medicinais.
O que poucos sabem é o motivo dessas plantas serem tão poderosas. Toda essa mágica se dá pelas características dos chamados princípios ativos encontrados nas mesmas.
Princípios ativos são os componentes químicos, produzidos pelas plantas, que lhes conferem atividade terapêutica. Isso é gerado a partir da sintetização de compostos químicos dos nutrientes provenientes da água e da luz que recebem.
De acordo com o curso Farmácia Viva, do CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor coordenador Celso Trindade afirma que “a substância ativa não é apenas um composto químico. Ela apresenta também um equilíbrio fisiológico, sendo melhor assimilada pelo organismo, e não provoca efeitos nocivos. É nisso que reside a grande vantagem da fitoterapia”.
Os teores de princípios ativos produzidos por uma planta não se distribuem de maneira homogênea por suas partes. Eles estão sempre concentrados em maior quantidade nas raízes, folhas, caules, sementes ou flores. Por isso é importante conhecer qual órgão da planta é usado medicinalmente.
Por: Ariádine Morgan

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

valter gomes
12 de jun. de 2015Boa tarde: A minha pergunta seria sobre alergia e também inícios de bronquite, qual o remédio que eu poderia dar ao meu filho ele tem apenas 2anos e 4 meses. obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de jun. de 2015Olá, Valter!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Seria interessante procurar seu médico, ele poderá lhe informar qual o melhor tratamento.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

LUCIA MARIA CAMPELO
18 de jul. de 2013GOSTARIA DE SABER O NOME DA PLANTA

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jul. de 2013Olá, Lúcia!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Esta planta apresentada na matéria é o boldo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos