WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Salga, maturação e embalagem de queijos finos e mofados

Esses procedimentos exigem conhecimentos específicos acerca desses queijos

O gorgonzola é consumido acompanhado de vinho tinto.

O gorgonzola é consumido acompanhado de vinho tinto.

Entre as etapas que compõem a fabricação de queijos estão a salga, a maturação e a embalagem. Os queijos finos e mofados possuem características peculiares à receita de cada um. É necessário seguir uma série de passos que envolvem a padronização desses produtos. Assim, é possível obter qualidade e satisfação dos clientes.

No curso Produção de Queijos Finos e Mofados, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Alberto Valentin Munck explica como acontecem essas fases para cada um desses queijos e quais os cuidados a fábrica deve ter. Veja como isso acontece para alguns deles.

Morbier
Depois de retirados das formas, os queijos do tipo Morbier são conduzidos para a salmora. Eles devem ficar imersos por 24h em salmora 20%, sob temperatura de 10 – 12Cº. Já na câmara fria, ele devem ficar entre 30 e 35 dias para atingir a maturação.

Depois de receberem pintura e secar, é feita a embalagem dos pedaços em formato de cunha, no sistema a vácuo.

Gorgonzola
Para esse queijo pode ser utilizado o processo de salga a seco. Nesse caso, o sal é aspergido e esfregado na superfície do queijo e novamente enformado. Isso deve acontecer por três dias.

Antes de ser conduzido para a maturação, o queijo recebe furos com uma haste de aço inoxidável, permitindo a entrada de ar. Em seguida, ele permanece em câmara fria, sob termperatura de 8 a 10Cº, por 30 dias. Depois desse tempo, é cortado em formato de cunha e embalado em papel alumínio e devolvido para a câmara. Por fim, é envolto pelo saco feito a vácuo.

Há muitos outros detalhes nessas etapas que você precisa conhecer. Continue buscando mais informações, prepare-se para essa oportunidade de negócio.

Por Luci Silva


Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!