A escola e, mais especificamente, a sala de aula, têm um papel fundamental não só na formação acadêmica, mas também na pessoal e social. Porém, muitos fatores dificultam a busca por melhores resultados na educação, estando entre os principais, a falta de conhecimento das estratégias de gestão da sala de aula.
Gerenciar uma turma não diz respeito apenas à disciplina, mas também refere-se à gestão dos procedimentos rotineiros. Esses, se mal elaborados, executados e monitorados, levam a maus resultados no processo de ensino-aprendizagem.
No novo curso elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Gestão de Sala de Aula, a professora Ms. Rozimar da Silva Ferreira, comenta que “estudos demonstram que a maior parte dos problemas disciplinares tem um impacto significativo sobre a eficácia do ensino e da aprendizagem”.
No curso, são abordados assuntos relevantes para professores de todos os níveis de ensino, entre eles, a importância da boa gestão da sala de aula; formas de gerenciar com eficiência e eficácia; funções docente, investigadora e gestora que competem ao professor. Além disso, explica o papel de liderança do professor; as relações interpessoais e de comunicação grupal; planejamento de aulas; avaliação; entre outros temas.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
O curso tem o propósito de esboçar minuciosamente a gestão da sala de aula, abordando os vários aspectos inerentes à temática. Afinal, esse é um dos espaços mais relevantes no contexto educacional.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.