O sal é um tempero indispensável, que está presente na culinária mundial. Além de dar sabor a diferentes preparações, agora o elemento está sendo testado como nova fonte de energia. Os responsáveis pelo estudo são pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos.
A pesquisa baseia-se no princípio da entropia, o qual parte da premissa que uma carga de energia é produzida quando a água doce é dispersada em água salgada. Em ambiente natural, quando esse fenômeno ocorre, há aumento da temperatura da água. O objetivo é capturar a energia liberada nesse processo e transformá-la em eletricidade.
Para tanto, os cientistas usam uma bateria dotada de treliça, composta por nanofibras de dióxido de manganês e de eletrodos de prata. O movimento dos componentes do sal, como o sódio e o cloro, passando pela treliça, gera a energia que pode carregar a bateria.
A estimativa é que se essa tecnologia fosse aplicada em todos os rios do mundo poderia gerar 2 TW/h (terawatts/hora), o que corresponde a 13% do consumo atual de energia no mundo. Tudo isso a partir de energia limpa. O professor Dr. Nelson Fernandes Maciel, no curso Energia Solar para o Meio Rural, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que “uma energia é considerada limpa quando sua geração, captação, transformação e aproveitamento não envolvem nenhum tipo de poluição”.
O sal tem sido usado em outras formas de energia limpa. Na forma líquida, é uma solução que armazena energia solar. Há também a bateria combustível, que combina dessalinização, tratamento de água, geração de energia e produção de hidrogênio.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Robson Ferreira Dantas
2 de jun. de 2017Gostaria de saber mais sobre esse tipo de geração de energia. sou do estado maior produtor de sal.

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de jun. de 2017Olá, Robson.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Esse processo de geração de energia, ocorre quando a água doce se dispersa em água salgada. Em um ambiente natural, quando a água doce se mistura à salgada, provoca um pequeno aumento de temperatura. Uma das formas de capturar a energia liberada neste processo e transformá-la em eletricidade é a partir da utilização de uma membrana que separe a água doce da salgada. Quando a primeira passa pela membrana em direção à salgada, gera um aumento de pressão que pode ser direcionado, por exemplo, para girar uma turbina. Para mais informações. Nessa matéria, vocẽ confere essas e outras informações: http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/empresaverde/2011/03/31/cientistas-de-stanford-descobrem-como-gerar-energia-a-partir-do-sal/. Esperamos ter ajudado!
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

jullya marya
13 de mai. de 2014Me ajudou muito esse relatório muito obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de mai. de 2014Olá, Jullya!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado da nossa notícia.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

leonardo alencar da silva
8 de abr. de 2013Eu gostei da sua explicação, me foi muito útil.

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de abr. de 2013Olá, Leonardo!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos