WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sal também é fonte de energia

A estimativa é que, se essa tecnologia fosse aplicada em todos os rios do mundo, poderia gerar dois terawatts/hora, o que corresponde a 13% do consumo atual de energia

O sal tem sido usado em diversas formas de energia limpa.

O sal é um tempero indispensável, que está presente na culinária mundial. Além de dar sabor a diferentes preparações, agora o elemento está sendo testado como nova fonte de energia. Os responsáveis pelo estudo são pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos.

A pesquisa baseia-se no princípio da entropia, o qual parte da premissa que uma carga de energia é produzida quando a água doce é dispersada em água salgada. Em ambiente natural, quando esse fenômeno ocorre, há aumento da temperatura da água. O objetivo é capturar a energia liberada nesse processo e transformá-la em eletricidade.

Para tanto, os cientistas usam uma bateria dotada de treliça, composta por nanofibras de dióxido de manganês e de eletrodos de prata. O movimento dos componentes do sal, como o sódio e o cloro, passando pela treliça, gera a energia que pode carregar a bateria.

A estimativa é que se essa tecnologia fosse aplicada em todos os rios do mundo poderia gerar 2 TW/h (terawatts/hora), o que corresponde a 13% do consumo atual de energia no mundo. Tudo isso a partir de energia limpa. O professor Dr. Nelson Fernandes Maciel, no curso Energia Solar para o Meio Rural, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que “uma energia é considerada limpa quando sua geração, captação,  transformação e aproveitamento não envolvem nenhum tipo de poluição”.

O sal tem sido usado em outras formas de energia limpa. Na forma líquida, é uma solução que armazena energia solar. Há também a bateria combustível, que combina dessalinização, tratamento de água, geração de energia e produção de hidrogênio.

Por: Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Robson Ferreira Dantas

2 de jun de 2017

Gostaria de saber mais sobre esse tipo de geração de energia. sou do estado maior produtor de sal.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jun de 2017

Olá, Robson.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Esse processo de geração de energia, ocorre quando a água doce se dispersa em água salgada. Em um ambiente natural, quando a água doce se mistura à salgada, provoca um pequeno aumento de temperatura. Uma das formas de capturar a energia liberada neste processo e transformá-la em eletricidade é a partir da utilização de uma membrana que separe a água doce da salgada. Quando a primeira passa pela membrana em direção à salgada, gera um aumento de pressão que pode ser direcionado, por exemplo, para girar uma turbina. Para mais informações. Nessa matéria, vocẽ confere essas e outras informações: http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/empresaverde/2011/03/31/cientistas-de-stanford-descobrem-como-gerar-energia-a-partir-do-sal/. Esperamos ter ajudado!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

jullya marya

13 de mai de 2014

Me ajudou muito esse relatório muito obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de mai de 2014

Olá, Jullya!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado da nossa notícia.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

leonardo alencar da silva

8 de abr de 2013

Eu gostei da sua explicação, me foi muito útil.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de abr de 2013

Olá, Leonardo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!