Uma modalidade de negócio que tem crescido muito no mundo é a franquia. Baseada na concessão dos direitos de uso de uma marca, a franquia envolve a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato entre franqueador e franqueado.
É um método eficaz para a empresa que deseja ampliar suas operações com baixo investimento. O franqueador é o que detém a marca, que idealiza e concede a franquia do negócio. O franqueado, pode ser uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquias e investe recursos em seu negócio. Além de ser operado com a marca do franqueador, de acordo com os padrões estabelecidos por ele.
O professor Carlos Ruben Pinto, do curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, elaborado pelo CPT- Centro de Produções Técnicas, comenta que, para evitar decepções, antes de optar por uma franquia é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar decisões corretas.
Avaliar se sua empresa possui estrutura para franquear, é o primeiro passo para se obter sucesso. É preciso, também, ter um diferencial, oferecer produtos e serviços que se destaquem no mercado e despertem o interesse dos investidores.
Faça uma análise financeira para verificar a viabilidade da expansão. Trace um plano de negócio para orientar o franqueado sobre todo o processo, como por exemplo, a produção de um manual de operação da franquia. Com a estrutura pronta, o próximo passo é a busca dos franqueados para investir na sua marca.
Por: Virgínia Maria de Araújo
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