WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saiba quais cuidados ter ao comprar pela internet

Lojas online oferecem comodidade, praticidade e bons preços, mas é preciso ter cuidado

 

 Comprar pela internet pode ser prático e seguro, desde que com cuidados. Foto: reprodução.

A internet facilita bastante a vida dos consumidores, que podem comprar sem sair de casa. Além disso, é mais fácil comparar preços, aproveitar ofertas e receber em casa. Por tanta comodidade, cresce a cada dia o número de pessoas que compram pela internet e de lojas que oferecem os serviços online. No entanto, também cresce o número de reclamações quanto à qualidade das lojas virtuais.

Demora na entrega, maquiagem de preços, cobranças indevidas e mercadorias estragadas são algumas das reclamações mais frequentes em relação às compras na internet. Ainda há casos em que as lojas nem existem, o que deixa de ser uma falha na prestação de serviço para se tornar fraude. Abaixo, seguem alguns cuidados antes de realizar as compras pela internet. Lembrando que existem muitas lojas corretas e eficientes. O importante é  pesquisar e investigar se a escolha foi correta.

Confira se a empresa realmente existe: é muito fácil criar um site. Uma empresa pode existir de forma fictícia na internet. Por isso, é bom conferir se a empresa possui o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A Receita Federal possui uma lista com o nome e o registro de todas as empresas, físicas ou não.

Endereço: Mesmo as lojas que só vendem pela internet possuem endereço físico, que é onde ocorre triagem, atendimento ao cliente, administração, entre outras coisas. Uma boa maneira de saber se a empresa realmente existe é ligando para o endereço. O site deve fornecer um telefone fixo, bem como uma localização.

E-mail: outra forma de verificar a existência da empresa é através do endereço eletrônico. O e-mail de pessoas jurídicas sempre possuem referência ao nome da loja, como, vendas@nomedaloja.com.br e não ser vinculados ao Gmail, Hotmail, Yahoo, Uol, Terra, etc., que são usados para pessoas físicas.

Verifique os dados da empresa
: depois de checar o endereço, o telefone e com o CNPJ em mãos, confira se os dados são os mesmos. O endereço e o telefone da empresa devem constar na ficha do cadastro.

Veja a avaliação de outros consumidores: a maioria dos sites de busca e grande parte dos sites de venda possuem mecanismos de avaliação da operação. Confira qual foi o resultado da empresa e leia a opinião de outras pessoas.

Vínculo com empresas físicas: não é garantido, mas se você já comprou em uma loja convencional e o serviço prestado foi eficiente, é quase certo que o mesmo aconteça nas lojas online. Isto não é certo, mas é mais difícil uma loja conhecida arriscar a reputação e mais fácil de cobrar depois.

Além de tudo isso, é bom também receber indicação de outras pessoas, analisar quais as estratégias de divulgação da empresa e a sua tradição no mercado. Felizmente, existem muitas lojas corretas na internet e que oferecem um serviço de qualidade. Comprar pela web pode ser cômodo, seguro e prático, basta ficar atento até mesmo aos pequenos detalhes.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?