WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saiba como formalizar o seu negócio sem perder tempo

Determinar metas e ações a serem alcançadas é o principal passo para o sucesso, e a formalização da sua empresa deve estar entre elas.

Na formalização o empreendedor terá inumeras vantagens como condições de obter crédito,  cobertura previdenciária para o empreendedor e sua família,  a contratação de um funcionário com menor custo, entre várias outras.

O setor informal apresenta uma produtividade menor do que o setor formal. Por ter maior dificuldade de acesso ao mercado financeiro, ao poder judiciário para assegurar o cumprimento de contratos, e por faltarem incentivos ao crescimento, a empresa informal está fadada a permanecer pequena.

Ao continuar na informalidade o empreendedor corre o risco de ser autoado por evasão fiscal e lavagem de dinheiro, entre outros crimes passíveis, inclusive, de prisão. O professor Hélvio Prazeres do Curso Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que é no âmbito do controle e planejamento empresarial que, realmente, se pode fazer a diferença. Determinar metas e ações a serem alcançadas é o principal passo para o sucesso, e a formalização da sua empresa deve estar entre elas.

Existem muitas vantagens ao se formalizar um empreendimento, como cobertura previdenciária para o empreendedor e sua família, o que inclui auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade, pensão, auxílio reclusão, e a contratação de um funcionário com menor custo.

O registro da empresa e a concessão de alvará para funcionamento são realizados sem custo. Não existe burocracia para se manter formal, é feita apenas uma declaração anual sobre o seu faturamento. Na formalização o empreendedor terá condições de obter crédito junto a bancos. Além de poder efetuar compra e venda em conjunto, pois é permitida a união de vários empreendedores individuais para a formação de consórcios de fins específicos.

Algumas etapas devem ser seguidas para formalizar uma empresa. No Brasil, o Contrato Social é a primeira delas. Ele é um documento que define quem é o dono da empresa e descreve suas principais atividades. Após feito o contrato social, você deve registrá-lo em uma Junta Comercial para se tornarem públicas informações como quem são os sócios e qual é a atividade executada pela empresa.

O próximo passo é obter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que consiste em um documento usado pelo governo federal para arrecadar tributos e conceder subsídios. Os estados e o Distrito Federal têm autonomia para definir seus próprios impostos, taxas e contribuições. Para o transporte além das fronteiras da cidade é cobrado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Por fim, o cadastramento no INSS deve ser feito mesmo que a empresa ainda não esteja funcionando. Você deve entregar a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações da Previdência Social (GFIP) até o sétimo dia útil do mês, na Caixa Econômica Federal, o que confirmará o cadastro da sua empresa. Autorizada pelo poder público, a empresa poderá encomendar o seu talão de notas fiscais.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?