WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Saiba como formalizar o seu negócio sem perder tempo

Determinar metas e ações a serem alcançadas é o principal passo para o sucesso, e a formalização da sua empresa deve estar entre elas.

Na formalização o empreendedor terá inumeras vantagens como condições de obter crédito,  cobertura previdenciária para o empreendedor e sua família,  a contratação de um funcionário com menor custo, entre várias outras.

O setor informal apresenta uma produtividade menor do que o setor formal. Por ter maior dificuldade de acesso ao mercado financeiro, ao poder judiciário para assegurar o cumprimento de contratos, e por faltarem incentivos ao crescimento, a empresa informal está fadada a permanecer pequena.

Ao continuar na informalidade o empreendedor corre o risco de ser autoado por evasão fiscal e lavagem de dinheiro, entre outros crimes passíveis, inclusive, de prisão. O professor Hélvio Prazeres do Curso Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que é no âmbito do controle e planejamento empresarial que, realmente, se pode fazer a diferença. Determinar metas e ações a serem alcançadas é o principal passo para o sucesso, e a formalização da sua empresa deve estar entre elas.

Existem muitas vantagens ao se formalizar um empreendimento, como cobertura previdenciária para o empreendedor e sua família, o que inclui auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade, pensão, auxílio reclusão, e a contratação de um funcionário com menor custo.

O registro da empresa e a concessão de alvará para funcionamento são realizados sem custo. Não existe burocracia para se manter formal, é feita apenas uma declaração anual sobre o seu faturamento. Na formalização o empreendedor terá condições de obter crédito junto a bancos. Além de poder efetuar compra e venda em conjunto, pois é permitida a união de vários empreendedores individuais para a formação de consórcios de fins específicos.

Algumas etapas devem ser seguidas para formalizar uma empresa. No Brasil, o Contrato Social é a primeira delas. Ele é um documento que define quem é o dono da empresa e descreve suas principais atividades. Após feito o contrato social, você deve registrá-lo em uma Junta Comercial para se tornarem públicas informações como quem são os sócios e qual é a atividade executada pela empresa.

O próximo passo é obter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que consiste em um documento usado pelo governo federal para arrecadar tributos e conceder subsídios. Os estados e o Distrito Federal têm autonomia para definir seus próprios impostos, taxas e contribuições. Para o transporte além das fronteiras da cidade é cobrado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Por fim, o cadastramento no INSS deve ser feito mesmo que a empresa ainda não esteja funcionando. Você deve entregar a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações da Previdência Social (GFIP) até o sétimo dia útil do mês, na Caixa Econômica Federal, o que confirmará o cadastro da sua empresa. Autorizada pelo poder público, a empresa poderá encomendar o seu talão de notas fiscais.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!