
O yakisoba vegetariano é uma variação do original, ideal para quem não come carne. Foto: reprodução.
O yakisoba é um tradicional prato chinês, muito popular também no Japão e admirado no mundo inteiro. No Brasil, tornou-se comum devido à chegada de imigrantes orientais no início do século passado e à introdução de restaurantes chineses no país. Ele é composto de carnes e legumes fritos, misturados com o macarrão oriental, chamado de lámen.
No Mato Grosso do Sul e em outros estados, é chamado de sobá (uma variação do yakisoba, de origem japonesa), servido em diversas sobarias. Aqui, ensinamos a fazer o yakisoba vegetariano, ideal para quem não come carne e uma opção para a Semana Santa. A receita é parte do curso Cozinha Chinesa, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de macarrão cozido (lámen);
1 ½ xícara de refogado básico de legumes (cenoura, ervilha, brócolis, abobrinha, pimentão e alho);
½ xícara (chá) de broto de feijão previamente fervido;
15 fatias de broto de bambu;
15 fatias de champignon;
1 xícara (chá) de molho especial (água, caldo de galinha, shoyu e maisena);
1 colher (sopa) de óleo;
1 colher (chá) de pasta de alho.
Modo de preparo
Prepare o molho especial e o refogado e reserve. Coloque o broto de feijão em água fervente e escorra. Esquente uma panela própria para yakisoba ou outra mais rasa, coloque o óleo e depois a pasta de alho. Adicione o macarrão cozido e coloque molho especial por cima. Acrescente o refogado de legumes e molho especial. Em seguida, coloque os brotos de feijão e de bambu e o restante do molho especial. Misture com cuidado. Depois, é só servir.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.