
A escolha entre a tesoura ou a navalha depende do tipo de cabelo e do corte desejado. Foto: reprodução.
O segredo de um belo corte de cabelo é uma boa técnica, um profissional de confiança e, claro, a ferramenta certa. Ao ir a um salão, pode surgir a dúvida quanto ao uso da navalha e da tesoura. Esta é mais comum, sendo escolhida para a maioria dos casos. Mas, alguns efeitos só são alcançados com a navalha.
De um modo geral, a tesoura pode ser usada em qualquer situação, com os cabelos secos ou molhados, nos mais lisos e até nos mais crespos. Por outro lado, a navalha é bem recomendada para reduzir o volume, dar movimento e leveza. Ela pode tirar até três vezes o volume, principalmente de cabelos muito finos.
Alguns efeitos só são criados com a navalha, mas, ao contrário do que se pensa, dá para criar muita coisa com a tesoura, como cortes assimétricos e desfiados. Por sinal, alguns só podem ser feitos com a tesoura, pois exigem mais precisão. É o caso do chanel e de cortes em cabelos cacheados, já que a navalha pode desmanchar os cachos.
Além disso, é preciso ter bastante cuidado com a navalha. É importante que o profissional seja de muita confiança, pois se for mal usada, ou se não estiver afiada corretamente, pode quebrar os fios. Quem optar pela navalha também precisa voltar ao salão com mais frequência. O corte deve ser refeito em um prazo de no máximo dois meses.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.