
O Rio Grande do Sul responde por 55% da produção nacional de uva e por 90% da produção de vinhos. Foto: Deviantart.
De acordo com projeções do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a safra de uva no Rio Grande do Sul deve chegar a 700 mil toneladas. O estado é responsável por 90% da produção de vinhos e 55% do cultivo de uvas no Brasil. Este resultado é o terceiro melhor dos últimos 50 anos. A maior safra até agora ocorreu no ano passado, quando foram colhidas 707,2 mil toneladas.
O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Alceu Dalla Molle, destacou que este ano a safra do vinho gaúcho teve bom resultado mesmo com as perdas em consequência das chuvas de granizo que atingiram o estado. Ele explicou que o aumento na área cultivada conseguiu compensar os prejuízos.
No entanto, apesar da safra maior em 2011, este ano os especialistas são unânimes em ressaltar a maior qualidade das uvas. Em 2012, as práticas de cultivo foram as mesmas adotadas no ano passado, mas as condições naturais ajudaram. Por isso, os produtores de vinhos esperam uma produção muito melhor nesta safra.
Segundo análise da Divisão de Enologia da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), a qualidade da safra pode ser comprovada pela análise do grau babo de 280 amostras. A uva merlot, por exemplo, teve média de graduação em 18,02 este ano, enquanto no ano passado ficou em 16,12.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.