WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Se a sacola plástica for proibida você saberá como descartar o lixo?

Pesquisa indicou que 21% da população não sabe como jogar fora o lixo sem os saquinhos

A Abras – Associação Brasileira de Supermercados assumiu a responsabilidade de reduzir em 30% o uso das sacolas até 2013 e 40% até 2015.

O Ministério do Meio Ambiente promoveu uma pesquisa para saber a posição dos brasileiros com relação à proibição do uso de sacolas plásticas para carregar as compras. O ato tem a aprovação de 60% da população, porém 21% não sabe como descartar o lixo sem os saquinhos.

Com a participação de 1,1 mil pessoas em 11 capitais, o levantamento mostrou que 40% acreditam que limpeza pública é o principal problema ambiental nas suas cidades ou bairros, 61% acham que a responsabilidade é dos órgãos públicos e 18% pensam que o meio ambiente é responsabilidade dos indivíduos.

O estudo apresentou que a maioria dos entrevistados, 59%, entendem que as questões ambientais devem ter prioridade sobre o crescimento econômico. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, “isso tem a ver com nossa capacidade de gerar menos resíduo, ou seja, nós temos que exigir embalagens práticas, mais eficientes, e coleta seletiva. Nós precisamos informar mais, dotar as cidades de maior infraestrutura para tratar do resíduo, mobilizar outros atores, como os catadores de lixo, estruturando cooperativas para agregar valor a essa atividade”, disse.

De acordo com professora Maeli Estrela Borges, vice-presidente da Associação Brasileira de Limpeza Pública (ABLP), além das dificuldades de limpeza, nem todo plástico é uma boa matéria reciclável e não suporta transformações consecutivas, pois perde seu poder de elasticidade, passando a ser um componente inferior. “Em aterros sanitários, ele traz algumas inconveniências, pois, além de ocupar muito espaço, não é biodegradável e, uma vez no solo, forma placas impermeáveis que dificultam a percolação do chorume e o escapamento do biogás”, diz Borges no curso Gerenciamento de Limpeza Urbana, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A Abras – Associação Brasileira de Supermercados tem assumido a responsabilidade de reduzir em 30% o uso das sacolas até 2013 e 40% até 2015. O consumo desse tipo de embalagem caiu 30% desde 2007. Para Sussumu Honda, presidente da Abras, “cobrar pelas sacolas é um caminho para reduzir o uso. A sociedade está preparada para esse trabalho. Mas é preciso trabalhar ainda a questão da educação e implantar novas tecnologias de plástico verde”, afirmou.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!