
A técnica consiste em períodos de descanso da terra antes dessa voltar a produzir, aliada à rotação de culturas.
Práticas agrícolas podem diminuir a ocorrência de deslizamentos de terra em até 80%, segundo um projeto coordenado por pesquisadores da Embrapa. A técnica consiste em períodos de descanso da terra antes dessa voltar a produzir, aliada à rotação de culturas.
No curso Agricultura Natural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o professor Shiro Miyasaka explica que “a rotação de culturas é um sistema que consiste em alternar, num mesmo terreno, diferentes culturas, e na sequência estabelecida dentro do plano definido. Isso tem por objetivos organizar melhor a distribuição das culturas na propriedade, facilitar o controle de ervas daninhas, propiciar a economia de operações agrícolas, facilitar a manutenção de matéria orgânica e do nitrogênio no solo, diminuir as perdas por erosão, dentre outros”.
As variedades cultivadas apresentam viabilidade comercial e de manutenção ou recuperação do meio ambiente. A fim de conseguir a maior eficiência do solo, o planejamento de rotação considera as culturas destinadas à cobertura do mesmo, que produzam grande quantidade de biomassa, principalmente raízes, que dão estabilidade à terra.
Pesquisadores da Embrapa Solos monitoram há 10 anos propriedades agrícolas na Região Serrana do Rio de Janeiro, que utilizam a técnica. Os resultados mostraram que o processo erosivo, comum no local, foi bastante reduzido. O uso dessa prática evita deslizamentos de terra, uma vez que diminui o transporte de sedimentos para o leito dos rios, prevenindo, também, os ricos de inundações. Os estudos comprovam que a técnica também é uma das melhores alternativas para manter a produtividade do solo, sem insumos externos.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Manuel Mabota
12 de jun. de 2014Gostaria de ter mais informações sobre o tema

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de jun. de 2014Olá, Manuel!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos