WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Rosa, preferência do consumidor e lucro do produtor

Vendas em 2010 registraram um aumento de 10% em relação ao ano passado, e essa tendência continua em 2011

 

A rosa continua sendo a grande campeã de vendas.

A rosa continua sendo a grande campeã de vendas.

Com a elevação do poder aquisitivo dos brasileiros, o comércio das flores deu um grande salto. De acordo com os dados da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais de São Paulo, as vendas em 2010 registraram um aumento de 10% em relação ao ano passado. Esse crescimento foi responsável pelo faturamento de R$ 825 milhões, maior que os R$ 750 milhões referentes a 2009.

A perspectiva de aumento das vendas deve continuar em 2011. Mas, a questão econômica não é o único motivo do bom desempenho do setor de flores. As melhorias também procedem da boa performance de toda cadeia produtiva. As novas variedades promoveram uma maior durabilidade das flores e estão possibilitando os cultivos  em outras regiões. A expansão do mercado para outras regiões também é positiva por gerar mais renda e emprego.

A maior presença desses produtos no varejo é outro fator relevante para a ampliação do mercado. Além das floriculturas, a comercialização está sendo feita em feiras, hipermercados e eventos.  Nas cidades com mais de 300 mil habitantes, o comércio tem sido reforçado pela internet, associado à grande demanda de projetos de jardinagem.

A rosa continua sendo a grande campeã de vendas. Para o professor José Geraldo Barbosa, especialista em fitotecnia, no curso Como Produzir Rosas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, essa valorização se deve pela cultura inspirada pelos poetas, pintores e demais artistas que representavam seus sentimentos utilizando as flores, principalmente as rosas.

“Quando se fala em flores, a primeira imagem que vem a mente é a rosa. A roseira sempre desempenhou papel de destaque entre as plantas ornamentais e atravessou os tempos e as civilizações como medicamento, símbolo, representando medalhas, condecorações, dinheiro, beleza e amor”, diz o professor Barbosa.

As orquídeas também ampliaram seu espaço nos últimos anos e, atualmente, ocupam a segunda preferência do consumidor. Além dessas, a violeta, gérbera, kalonchoe, begônia e crisântemo estão na linha de frente do consumo.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!