
Como toda arte, essa atividade requer criatividade, paciência e cautela para que o acabamento fique sem defeitos.
O último passo do preparo de embalagens decoradas é o revestimento. O trabalho é feito na parte interna e externa das caixas. Vários materiais podem ser utilizados, proporcionando muitas opções para os clientes e para as diversas comemorações. Como toda arte, essa atividade requer criatividade, paciência e cautela para que o acabamento fique sem defeitos.
Para o revestimento interno são necessários os seguintes materiais: papel, cola branca, água, rolinho e pincel. De acordo com a professora e artesã Lucília Santiago, no curso Como Confeccionar Caixas Artesanais para Presentes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o primeiro passo é diluir a cola. Para isso, use cinco medidas de cola para uma de água. O próximo passo é passar a cola com o rolo na caixa ainda aberta. Rapidamente, passa-se um pano para alisar bem o papel e não permitir que fiquem rugas ou bolhas”.
Depois dessas etapas é só cortar as sobras de papel e dar o retoque nas pontas que forem necessárias. Nesse ponto, a caixa de papel está pronta para ser montada e decorada.
Os dois tipos de papel mais usados para revestimento externo são o seda e o fantasia. Mas existem os papéis importados e os revestimentos mais especiais, que utilizam massa corrida, purpurina, goma laca indiana e tintas. O certo e lógico é, quanto mais bonito for o papel, mais bela ficará a caixa. Um lembrete da professora Santiago é que “o papel escolhido deve combinar com a pintura ou revestimento interno da caixa”.
Os materiais necessários para o trabalho externo, assim como o procedimento, são bem semelhantes ao feito na parte interna. A dica é cortar o revestimento usando os mesmo moldes que foram utilizados na estrutura. “É importante deixar sempre uma sobra de dois centímetros para o acabamento”, completa a professora Santiago no curso.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.