
O processo de ocupação do Brasil caracterizou-se pela falta de planejamento e consequente destruição de boa parte dos recursos naturais, particularmente de florestas. Ao longo da história do país, a cobertura florestal nativa foi fragmentada, cedendo espaço para as culturas agrícolas, pastagens e cidades.
"O processo de eliminação das florestas resultou em um conjunto de problemas ambientais, como extinção de várias espécies da fauna e da flora, mudanças climáticas locais, erosão dos solos e o assoreamento dos cursos d’água", explica professor Dr. Sebastião Venâncio Martins, do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, do Curso CPT Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.
Apesar da reconhecida importância ecológica nos dias atuais, as florestas e outros ecossistemas continuam sendo eliminados, cedendo lugar para a especulação imobiliária, para a agricultura e a pecuária e, na maioria dos casos, sendo transformadas em áreas degradadas, sem qualquer tipo de atividade produtiva.
O conceito de Área de Preservação Permanente - APP, postula que essas são áreas nas quais, por lei, a vegetação deve ser mantida intacta, visando garantir a preservação dos recursos hídricos, a estabilidade geológica e a biodiversidade, assim como o bem-estar das populações humanas. A legislação sobre as APPs e Reservas Legais em propriedades rurais data de 1960, porém, somente em anos recentes sua aplicação tem sido cobrada. Com isso, trabalhadores rurais de todo Brasil têm necessidade de demarcar e reflorestar essas áreas.
É necessário que os produtores rurais e a população em geral sejam conscientizados sobre a importância da conservação da vegetação. É fundamental que sejam intensificadas as ações na área da educação ambiental visando mostrar às crianças e aos adultos os benefícios da conservação de florestas e outros ecossistemas naturais.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente.
Por Equipe CPT de Redação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.