WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Resolver provas anteriores ajuda na preparação para vestibulares e concursos

Especialista dá dicas de como programar os estudos para se sair bem nas provas

 

Depois de estudar a teoria, é hora de resolver algumas questões.

Depois de estudar a teoria, é hora de resolver algumas questões.

Antes de fazer qualquer coisa, é bom se preparar e conhecer bem o caminho que se quer percorrer. Com os vestibulares e os concursos não é diferente. Geralmente, as provas realizadas por uma instituição seguem a mesma linha de raciocínio, como se houvesse um modelo ou padrão na confecção das provas. Portanto, é muito importante conhecer provas anteriores e resolvê-las. Assim, dá para saber qual área deve ser priorizada e atentar para detalhes que podem ser fundamentais.

Quem dá essa dica é a consultora Lia Salgado, autora do livro "Como vencer a maratona dos concursos públicos". Para ela, um candidato que dedica parte das horas de estudo com a resolução de exames passados, certamente, vai levar vantagem sobre aquele que se aplicou apenas à teoria. Mas pode ficar a dúvida em como encaixar essa etapa na fase de preparação.

Lia recomenda que, ao terminar de ver o conteúdo teórico, o cadidato passe para a resolução das provas. Lembrando que cada disciplina requer um tempo de conclusão. Então, se você dividir os horários semanais por conteúdo, é só usar o tempo final de cada estudo para resolver as questões. Ver a teoria antes é necessário, caso contrário o exercício será uma sequência de chutes e não de respostas.

A resolução de questões pode começar inclusive antes da publicação dos editais. Lia Salgado afirma que os editais mudam muito pouco de um para o outro (pelo menos nas exigências dos conteúdos). Então, esta é uma maneira de você ampliar a sua preparação. Não se esqueça de consultar os gabaritos das provas e escolhê-las de acordo com o seu nível de escolaridade.

A professora Gamali Rodrigues, do curso Como Passar em Vestibular e Concurso, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que resolver provas anteriores pode ajudar na preparação, agindo como um complemento aos estudos. Conhecer bem o tipo de teste que fará é vital para a aprovação do candidato.

Por:Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?