WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Resíduos da produção agrícola e florestal são transformados em lenha

Briquetes são mais uma alternativa sustentável na busca pela preservação ambiental

 

Os briquetes têm menor volume, poder calorífico igual ao de lenhas convencionais e são recicláveis.

 

Pesquisadores da Embrapa desenvolveram um tipo de lenha ecológica, os briquetes, constituídos de matérias-primas concentradas e comprimidas, produzidos a partir de biomassa vegetal, resíduos agrícolas ou florestais. É comum serem encontrados resíduos nas propriedades rurais, como palha de arroz, sabugo de milho, bagaços de limão e laranja ou sobras de madeira. Todos esses descartes são matéria-prima para a construção do briquete.

José Dilcio Rocha, pesquisador da Embrapa Agroenergia, destaca como principais características da lenha ecológica o volume, que é menor que o de resíduos originais; o poder calorífico, que é igual ao das lenhas convencionais; o fato de ser reciclável e a durabilidade, ela pode durar até três vezes mais que a lenha convencional. Tudo isso sem causar danos ao meio ambiente, pois não é necessária a adição de produtos químicos.

A briquetadeira, máquina usada para compactar os resíduos, é capaz de gerar entre 50kg e 100kg/h de briquetes. O formato desses é homogêneo e o tamanho pode ser programado na hora da fabricação, o que facilita o transporte e o manuseio.

De acordo com Patrícia Tristão, tutora do Portal de Informações do CPT – Centro de Produções Técnicas, “a lenha ecológica é, também, mais uma fonte de renda para o pequeno produtor, que utilizará um material que anteriormente seria descartado, para uso próprio ou comercial”.

O briquete pode ser usado em fogões a lenha, lareiras e mesmo em churrasqueiras. O próximo passo é realizar testes em grandes cidades para avaliar a compactação do lixo orgânico junto com o resíduo das podas de árvores.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!