WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Reserva de capital ajuda nos momentos de tormenta na empresa

Trabalhar com cautela deixa o empresário preparado para enfrentar situações complicadas

É o capital de reserva que ajudará a resolver os imprevistos que poderão surgir no processo de criação do estabelecimento.

É o capital de reserva que ajudará a resolver os imprevistos que poderão surgir no processo de criação do estabelecimento.

Perder dinheiro... Esse é o fantasma que assombra o sono dos empreendedores. De fato, é preciso ter cautela na hora de montar um negócio, para não arriscar o capital. A dica, então, é ter sempre uma reserva.

Ter um certo valor em dinheiro guardado inicialmente é importante, pois é difícil um empreendimento sair exatamente como o planejado. É esse capital de reserva que ajudará a resolver os imprevistos que poderão surgir no processo de criação do estabelecimento.

Trabalhar com precaução faz com que o empresário esteja preparado para enfrentar situações complicadas.  A questão é ainda mais delicada quando o capital investido parte do patrimônio pessoal, como venda de bens familiares, carros e imóveis.

De acordo com o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no livro Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a estimativa de custos iniciais e futuros proporciona uma visão realística dos requisitos financeiros e ajuda a fazer a previsão de despesas para, pelo menos, o próximo mês. Depois de calcular as despesas mensalmente, multiplique-as por três para ter o montante de dinheiro necessário para cobri-las por três meses. Isso vai determinar o retorno sobre o investimento esperado, os objetivos de vendas com flutuações sazonais, de custo de produção e outras despesas controláveis”.

Como diria as vovós, “canja de galinha não faz mal a ninguém”. Por isso, ao iniciar seu negócio, faça os cálculos sempre jogando os números para cima. O que sobrar posteriormente, é lucro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?