
A criação de camarões de água doce é relativamente mais simples que a de camarões marinhos, podendo ser realizada em propriedades de pequeno, médio ou grande porte, localizadas próximo ao litoral ou no interior. Dentro dos requisitos técnicos considerados na seleção de áreas adequadas à atividade, destacam-se as condições de temperatura da água, disponibilidade da mesma, avaliando sua qualidade, e a situação topográfica da região, como tipo de solo, entre outros.
Além dessas disposições técnicas, as situações logísticas também precisam ser consideradas, como estudo de mercado, infraestrutura local, acesso e mão-de-obra. A recria inicia-se a partir do povoamento dos viveiros com pós-larvas e a reprodução na água doce. No entanto, as larvas desovadas pelas fêmeas precisam ser mantidas em água salobra durante aproximadamente 40 dias, até que sofram a metamorfose, possibilitando a sua liberação nos viveiros de água doce.
O professor da Unesp, Dr. Wagner Cotroni Valenti, no curso Cultivo de Camarões de Água Doce, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, disse que, com relação à topografia, terrenos com inclinação suave de até 2% são os mais recomendados para a criação dos camarões, por representarem maior economia na construção dos viveiros. “Os solos mais aproveitáveis são aqueles com teor silte argiloso entre 30% e 70%. Solos muito arenosos proporcionam excessiva infiltração, dificultando a manutenção da água nos viveiros. Já os solos muito argilosos podem proporcionar rachaduras nas porções emersas dos taludes”, acrescenta.
Embora possa ser conduzido por pequenos produtores, recomenda-se aos iniciantes a compra de pós-larvas de laboratórios comerciais para os primeiros povoamentos dos viveiros de recria. O investimento inicial com instalações gira em torno de R$ 20 mil para cada hectare de lâmina d’água de projeto. O lucro para cada quilograma de camarão produzido gira em torno de 200%, variando de acordo com o padrão do produto e tipo de mercado.
O meio consumidor é bastante diversificado, podendo-se citar as redes de supermercados, hotéis, restaurantes e lojas especializadas em pescados. Trata-se de um produto nobre, com excelente aceitação interna e externa.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Alexsandro Aurelio Serra
12 de mai. de 2013Gostaria de saber se vocês dão consultoria sobre a questão do solo, investimento, construção dos tanques, compra das larvas, manutenção e etc

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de mai. de 2013Olá, Alexsandro!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O CPT - Centro de Produções Técnicas possui o curso Cultivo de Camarões de Água Doce, que pode esclarecer todas as sua dúvidas. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos