WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Rentabilidade com a apicultura está cada vez maior

Elevado índice de exportação do mel piauienses é um atrativo para os pequenos produtores

Os valores do mel para exportação são também um atrativo para que outros apicultores possam se integrar às cooperativas.

Os valores do mel para exportação são também um atrativo para que outros apicultores possam se integrar às cooperativas.

O Piauí está liderando as exportações de mel no país. No último mês, foram comercializadas 498,33 toneladas, representando 29,5% do volume de mel exportado. Ao comparar esse mesmo período com o ano passado, o aumento das comercializações no exterior chegou a 264% em relação ao valor e 204% ao peso.

O elevado índice de venda do mel piauienses se deve a diversos fatores, mas dois possuem maior relevância. O primeiro é a certificação orgânica do produto, que faz com que ele tenha maior valor agregado, e o segundo, a certificação em Comércio Justo, que favorece a manutenção dos preços de venda do mel.

O Nordeste é a região que mais de destacou nesse mercado. Em agosto, os negócios atingiram a cifra de U$ 2,52 milhões, o que representa 51,6% do total exportado por todas as outras localidades brasileiras. O Estado de São Paulo foi o segundo colocado, com US$ 1,134 bilhão, seguido do Ceará, com US$ 790,938 milhões. O Brasil é o 11º produtor mundial de mel e o nono maior exportador do alimento.

Os preços estão bastante positivos e favorecem aos pequenos produtores, que não dependem mais dos atravessadores. Os valores do mel para exportação são também um atrativo para que outros apicultores possam se integrar às cooperativas. Essa é uma forma de proporcionar mais garantias e também aumento na produção.

Isso sem contar que o mel não é o único produto das abelhas, como lembra o professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, no curso Processamento de Mel Puro e Composto, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. “Deve-se considerar a própolis, que tem uso medicinal; o pólen e a geleia real, considerados super alimentos; e, ainda, a apitoxina, com seu potencial de uso farmacêutico, além da cera”, destaca o professor, especialista em apicultura.

Com os altos preços do mel, a rentabilidade com a apicultura tem sido cada vez maior. Além das vendas para o mercado externo, os produtores podem comercializar com o governo, que também garante a manutenção dos preços. Os Estados Unidos são o principal mercado, absorvendo 51,1% do mel brasileiro. A Alemanha se posiciona em segundo lugar, seguida pelo Reino Unido e Holanda.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jassioni Rodrigues da Silva Lima

6 de jun de 2015

Gostaria muito de receber informação sobre a apicultura pois desejo muito montar uma? Favor enviar informações.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de jun de 2015

Olá, Jassioni!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre a apicultura, clique aqui.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!