Para ingressar em uma boa instituição de nível superior ou conseguir aprovação em concurso, é preciso saber redigir bem um texto. Na verdade, todo profissional, de qualquer área, precisa saber escrever. Assim, essa competência constitui um diferencial, que alavanca carreiras.
A redação sempre foi decisiva em provas, mas, após uma portaria ministerial que a tornou obrigatória e eliminatória em todos os processos seletivos das instituições superiores, e com a crescente valorização do texto em concursos, essa passou a ser uma das matérias mais relevantes nos colégios e em cursinhos preparatórios.
Atualmente, mesmo as questões objetivas da prova de língua portuguesa também solicitam do candidato demonstração de conhecimentos das estratégias linguísticas e textuais relativas à produção.
A professora Gamali Rodrigues Gomide, no curso Redação para Vestibular e Concurso, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que o primeiro passo para escrever bem é ler. O segundo é escrever, isto é, praticar. “É preciso ler e estudar muito, pesquisar e aprender algumas técnicas de redação. Estudo quer dizer, além de toda a formação escolar, a dedicação diária, atualização constante, leitura, e observação inteligente de textos”, conclui.
É o exercício que leva ao aprendizado, por isso, sempre releia o que escreveu, refaça algumas orações que não estiverem muito bem elaboradas, corrija a ortografia e a entonação. Observe se a estrutura do texto ficou boa. Lembre-se de que todo texto requer revisão e correção.
“Antes de iniciar a redação, faça um planejamento sobre o que escrever, isso é fundamental. O plano traz clareza, harmonia, objetividade e evita a repetição. Faça uma previsão do que será exposto na introdução e na tese. Em seguida, desenvolva sua ideia, e, finalmente, faça a conclusão”, adiciona a professora, especialista em linguística.
Para elaborar uma redação é preciso saber o que e para quem escrever, bem como a modalidade textual e o tipo de linguagem a ser usada. Muitos vestibulares dão ao candidato a opção de escolher, apresentam duas ou três propostas diferentes, quase sempre uma dissertação, uma carta ou narração.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.