WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Receita de moqueca capixaba

Uma ótima dica para compor o seu cardápio de verão

 

A receita capixaba leva óleo especial à base de sementes de urucum

A moqueca é um dos pratos mais famosos da gastronomia brasileira. É tão saborosa que bastaria uma versão dessa receita para satisfazer os paladares mais exigentes. Mas, felizmente, somos favorecidos pela riqueza da diversidade cultural das regiões do nosso país. Entre as variedades estão a moqueca baiana e a moqueca capixaba (de acordo com a história, esta é descendente da primeira).

Na Bahia, ela leva azeite-de-dendê e leite de coco, enquanto no Espírito Santo ela é preparada na tradicional panela de barro capixaba, com óleo especial feito à base de sementes de urucum, aquecidas lentamente em óleo vegetal ou azeite de oliva.

Confira o passo a passo de como fazer moqueca capixaba. Mãos à obra!

Ingredientes

Peixe fresco. Pode ser badejo, dentão, robalo, dourado ou namorado (½ kg);
Coentro (3 maços);
Cebolinha (3 maços);
Cebola média (1 unidade);
Alho (3 dentes);
Tomate (4 unidades);
Pimenta malagueta a gosto;
Azeite de oliva a gosto;
Urucum a gosto;
Óleo de soja a gosto.

Modo de preparo

Limpe bem o peixe, retirando as escamas e as vísceras. Corte-o em postas de aproximadamente 5 cm de espessura. Lave-o com limão, jogue uma pitada de sal e deixe-o descansando em um prato com um pouco de água. Soque o alho, três rodelas de cebola, um maço de coentro picado, um maço de cebolinha verde e um pouco de sal. Espalhe no fundo da panela de barro óleo de soja (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher). Adicione ao fundo da panela a massa obtida no socador.

Retire as postas de peixe do prato com a marinada. Vire as postas de um lado para o outro nos temperos da panela. Arrume-as de modo que não fiquem umas por cima das outras. Corte o resto do coentro, da cebolinha verde, do tomate e da cebola e coloque nessa ordem por cima do peixe. Regue com um pouco de azeite e suco de limão.Espere por 20 a 60 min, depois derreta em um pouco de óleo três colheres de urucum. Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco desse caldo por cima da moqueca.

Quando começar a ferver, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela aberta. Vá verificando o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo alto por 20 a 25 min. Balance de vez em quando a panela com o auxílio de um pedaço de pano grosso, para que o peixe não agarre no fundo. Após o cozimento completo do peixe, o prato estará pronto. Sirva com arroz branco, pirão e molho.

Ficou com água na boca? Então, aproveite para acrescentar essa e outras alternativas ao seu cardápio de verão. Conheça o Curso de Cozinha Brasileira, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas e aprenda a fazer outras deliciosas receitas típicas de nossa terra!

Bom apetite!

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?