
A escolha da raça é uma das questões mais importantes na implantação do capril. É um assunto estratégico, que deve ser estudado pois, após a formação de um plantel, qualquer mudança será lenta e custosa. Há três grupos básicos de raças, classificadas de acordo com sua aptidão: de corte, leiteira ou mista.
As diferenças entre essas decorrem de fatores fisiológicos que determinam que algumas raças tendem a acumular menos carne, para poder converter o alimento que consomem em leite, e que, ao contrário, outras tendem a converter o alimento mais em musculatura, produzindo menos leite. O terceiro grupo, o das raças mistas, apresenta um equilíbrio entre as duas aptidões. Em geral, as raças especializadas apenas em corte ou em leite conseguem maior produção que as mistas.
No Brasil, segundo a professora Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, no curso Criação de Cabras Leiteiras – Instalações, Raças e Reprodução, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “podemos destaca as raças leiteiras Saanen, Toggenburg e Alpina. Esses grupos de animais precisam de um ambiente de manejo menos rústico, para que a produção não seja comprometida”.
A raça Alpina foi introduzida visando o melhoramento da produção de leite de nossas raças nativas. Os criadores têm mostrado grande interesse nela devido, principalmente, ao seu porte e característica leiteira.
A Saanen tem grande valor econômico, o que fez com que se espalhasse por diversos países. Apresenta úberes bem formados, com excelente produção leiteira. Esses animais são mais adaptados ao confinamento, isso dificulta sua aclimatação nos sistemas áridos ou de semi confinamento.
Os animais da raça Toggenburg são bem adaptados e podem ser utilizados nos sistemas de confinamento total ou semi confinamento, pois apresentam fortes aprumos e excelentes inserções de úbere. Essa é considerada a melhor entre as três raças.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Sirlene Francelina Lara
24 de set. de 2021Sou estudante de Medicina Veterinária, nasci no campo, mas não conhecia esse lado lindo dos caprinos, sempre falam muito mal de caprinos e ovinos. Estou apaixonada !

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de set. de 2021Olá, Sirlene! Como vai?
Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)
Forte abraço!
Marcela Teixeira

Gilson alexandre costa.
26 de jul. de 2017mt bom estou aoaixonado pela estas lindas cabras.

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de jul. de 2017Olá, Gilson.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

maria isabel
9 de out. de 2013Q cabras lindas

Marileni Aparecida A
23 de abr. de 2013Parabéns pelo tema.

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de abr. de 2013Olá, Marileni!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos