WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ração eleva a qualidade do leite

Segundo pesquisa, vitaminas e minerais presentes na ração aumentam qualidade e produtividade

 O leite enriquecido ajuda a eliminar radicais livre e a combater doenças cardíacas.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) tem estudado formas de aumentar a produtividade das vacas leiteiras. Eles acrescentaram óleo de girassol com selênio orgânico e vitamina E à ração, isso aumentou a produção e a qualidade do leite, beneficiando o consumo por seres humanos.

Foram usadas 24 vacas em quatro tipos de tratamento. Em um grupo, elas receberam ração comum; num segundo, ração com 2,5 mg de selênio e 1.000 UI de vitamina E por dia. No terceiro, elas receberam ração com 3% de óleo de girassol e no quarto grupo ingeriram ração com óleo de girassol contendo 2,5 mg de selênio e 100 mg de vitamina E.

Marcus Antônio Zanetti, professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, explicou como foi feito o procedimento. De acordo com ele, diariamente, foram medidos o consumo e a produção de leite das vacas; uma vez por semana, foram colhidas amostras para a análise de proteínas, lactose, gordura, fósforo, cálcio e para a contagem de células somáticas e sólidos totais.

Segundo Marcus, esse tipo de estudo é pioneiro. Outras  pesquisas comparam a qualidade e a produtividade do leite dos animais e os benefícios para os seres humanos. Mas essa tem o diferencial de comparar o efeito do produto enriquecido ao do leite comum e ver se ele é melhor para a saúde humana.

O selênio é antioxidante, eliminando radicais livres. Marcus afirma que pesquisas recentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP mostram que a dieta brasileira, de um modo geral, é pobre no mineral. A vitamina E complementa esse efeito antioxidante, já o óleo de girassol foi usado para mudar a composição dos ácidos graxos do leite, deixando o produto mais nutritivo.

O pesquisador da Embrapa, Ademir de Moraes Ferreira, professor do curso Técnicas Simples para Produzir mais Leite e mais Bezerros, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que esse tipo de pesquisa, além de ajudar o produtor a aumentar a produtividade, traz benefícios aos consumidores ao oferecer leite de melhor qualidade.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?