Há dez anos, surgiu um novo ponto de venda nos shoppings, os quiosques, que custam menos que as lojas e são uma forma de entrar em caros centros de consumo com custos mais baixos. Atualmente, eles comercializam desde sorvetes, cosméticos, cerveja, presentes, relógios, roupas até acessórios, entre outros produtos.
Para franqueados, essa é uma opção vantajosa, pois é uma forma mais acessível de entrar no mundo das franquias. Para as redes, mostra-se como uma maneira de testar a marca, produtos e mercado. Isso tem grande importância, pois, de acordo com o professor Carlos Ruben Pinto, no curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o ponto de partida para o sucesso como franqueador se resume, basicamente, na capacidade de gestão de um negócio de sucesso comprovado perante o mercado; e o entendimento correto do sistema franchising”.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, esse tipo de comércio foi responsável por um faturamento de R$ 6 bilhões em 2010. Combinando boa localização, produtos inovadores e visual atraente ele pode ser ainda mais rentável que uma loja.
Os custos de operação são de 30 a 50% mais baratos e por ficarem em áreas de maior fluxo, rendem, geralmente, mais vendas por metro quadrado. Porém, nem sempre é possível instalá-los no ponto desejado, e os contratos com os shoppings centers costumam ser de curo prazo.
Entretanto, eles não são a única opção de locação. Os quiosques estão se expandindo para supermercados, estações de ônibus e trem, postos de gasolina e até universidades. Além disso, tem os quiosques móveis, que seguem a sazonalidade e são montados em eventos, feiras e congressos.
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