O stress da vida cotidiana atual tem provocado alterações hormonais que acabam por levar à queda dos fios de cabelo. Por isso, hoje, não só os homens apresentam esse problema. A perda acontece diariamente para todos, o que não é normal é a quantidade de fios que caem. É claro que ninguém vai ficar contando, mas é comum perdemos até 100 fios por dia.
A professora Mitsue Watanabe, especialista em cosmetologia, diz que uma forma de evitar a queda dos cabelos é fazer atividades físicas. “Pessoas que praticam alguma atividade física costumam ser mais tranquilas em função dos benefícios que essa promove, à medida que facilita a liberação de mediadores químicos como a endorfina que, além da sensação de bem-estar, ainda ajuda a relaxar. Isso acaba desacelerando as possíveis quedas de cabelo relacionadas aos estresses psíquicos do nosso dia-a-dia, um dos maiores motivos de quedas capilares”, menciona a cosmetóloga no curso.
Além disso, a maioria das pessoas que fazem atividades físicas se preocupam mais com a alimentação. Essa, feita de forma equilibrada, é eficaz contra a rarefação capilar, por causa da eficiência dos nutrientes ingeridos.
A atividade física também ajuda na respiração, facilitando a oxigenação dos tecidos, inclusive do couro cabeludo e das raízes. Isso provoca o estímulo do metabolismo dessas estruturas e, consequentemente, diminui a velocidade de queda capilar até mesmo naqueles com predisposição genética a esse problema.
Durante o outono e o inverno, que começa hoje, os cabelos podem cair um pouco mais, pela falta de luminosidade, que estimula e faz com que os fios cresçam mais e caiam menos. Os xampus antiqueda contribuem bem pouco no tratamento, pois não é possível reverter o quadro de queda apenas com esse produto. Eles são eficientes para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando há presença de dermatite seborreia e caspa.
Segundo Watanabe, a massagem capilar manual é um auxiliar importante no tratamento antiqueda dos cabelos. Ela aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que fortalece os fios de cabelos, e por isso diminui a queda”, diz.
Por: Ariádine Morgan

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.