WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Quatro questões para fazer a si mesmo na escolha da profissão

O dilema de quem vai se inscrever no vestibular

 

 Não se pode escolher a profissão apenas pela matéria que mais gosta na escola.

Isso mesmo, questionar-se um pouco pode ajudar a resolver o dilema de escolher uma carreira. Na hora de fazer a inscrição no vestibular, muita coisa passa pela cabeça dos jovens. O salário, o mercado de trabalho, se têm habilidades para a profissão. A especialista em desenvolvimento estudantil, Gizele Laranjeira Sepulvida, afirma que as dúvidas são bem comuns nesse momento, e que para solucioná-las, perguntar para si mesmo qual é a melhor opção é uma boa saída.

A escolha é difícil, pois a todo momento surge uma carreira nova, e várias divisões e especializações dentro de uma só. O vestibular da Fuvest, em São Paulo, por exemplo, é o mais concorrido do país e oferece mais de cem cursos. Gizele explica que com tantas opções, a primeira questão a si fazer é “quem você quer ser daqui a alguns anos?”. Segundo ela, ter um diploma é importante, mas do que adianta se depois de formado ele não servir para nada. É preciso escolher algo que se imagine fazendo depois.

Outra pergunta é “as disciplinas preferidas indicam a melhor área?”. Muitos jovens escolhem a profissão de acordo com a matéria que se dava melhor nas aulas, explica a especialista. Mas ela acrescenta que isso nem sempre significa que vai ser assim durante e depois da graduação. O estudante deve prestar atenção se a escolha não é por influência de algum professor, ou outra coisa.

Quando você já sabe fazer alguma coisa pode achar mais fácil encontrar uma profissão. Certo? Então “As habilidades naturais definem a escolha no vestibular?”. A coordenadora do Serviço de Orientação Vocacional da USP, Yvette Piha, afirma que só em casos de aptidões artísticas. Para todas as outras áreas pode-se desenvolver as habilidades específicas.

Se você pensa, ou não, em seguir a profissão do pai ou de outro familiar, deve antes se perguntar: “devo considerar a tradição profissional da minha família?”. Para esta questão, a orientadora vocacional afirma que ela pode até coincidir, mas não deve se pautar pela tradição familiar.

Por último, a professora Gamali Rodrigues, do curso Como Passar em Vestibular e Concursos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que o estudante precisa se focar para fazer a decisão correta, mas nenhuma é definitiva. Sempre se pode voltar atrás e recomeçar uma carreira.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!