
Na maioria dos casos, não é necessário fazer uma análise bioquímica, bastando certificar-se de que não são lançados agentes contaminantes.
Para se avaliar a água utilizada na piscicultura, deve-se considerar a qualidade e a quantidade da mesma, pois é indispensável que ela seja abundante, de boa qualidade e livre de contaminações. Na maioria dos casos, não é necessário fazer uma análise bioquímica, bastando, apenas, certificar-se de que nela não são lançados agentes contaminantes.
Para algumas espécies de peixes tropicais, a qualidade da água pode influenciar diretamente no sabor e na qualidade da carne. Por isso, é muito importante se certificar previamente de que a área utilizada nos viveiros sempre se manterá isenta de agentes contaminantes e nocivos aos peixes e aos seres humanos.
A quantidade de água deve ser suficiente para permitir uma constante renovação dentro dos viveiros, reduzindo ao máximo a competição entre os peixes, principalmente por oxigênio. No que se refere ao sistema de produção, quanto maior for a densidade de animais utilizada, maior deve ser a vazão, para manter a renovação constante.
O professor José Eduardo Aracena Rasguido, no curso Criação de Peixes, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, aconselha: “considere as perdas de água por evaporação ou infiltração, fatores determinados pelas condições climáticas”.
Sempre que possível, deve-se utilizar água das nascentes da própria fazenda, pois, geralmente, além de atenderem aos requisitos quanto à qualidade, também atendem, satisfatoriamente, quanto à quantidade necessária para o abastecimento.
Recomenda-se que a piscicultura seja planejada de tal forma que os tanques sejam dimensionados para serem abastecidos com a vazão existente no final do período da estiagem. “Na prática, de modo geral, vazões de três a dez litros de água por segundo são suficientes para abastecer e manter cheio um viveiro de dez metros quadrados de área alagada”, acrescenta o professor.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.