
A melhor estratégia para gerenciar uma empresa, considerando a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes, está longe de ser alcançada. “Essa procura vem desafiando os administradores, preocupados em controlar os seus custos, colocar os produtos e serviços no mercado, com a máxima qualidade e o menor preço”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Centro Universitário Newton Paiva e Faculdade Pedro Leopoldo. Consultor de empresas. Pesquisador na área de gestão de negócios e processo decisório.
No ambiente externo, a concorrência acirrada, a mudança de hábitos dos clientes, a globalização, dentre outros, exigem que a empresa esteja sintonizada com essas transformações, e tome decisões em tempo de manter ou melhorar as suas posições. A velocidade das transformações por que passa o mercado consumidor, concorrente e fornecedor é alta, e o administrador deve buscar, insistentemente, informações que o auxiliem no planejamento e estabelecimento de objetivos claros para a sua empresa.
No âmbito interno, o administrador deve voltar-se para as necessidades do cliente, refletindo não somente a respeito da área de marketing, comercial ou financeira, mas mobilizando todas ao trabalho em sintonia, para obter o menor produto ou serviço, com o melhor preço. Quando não existe harmonia entre os setores que contribuem para o objeto de ação da empresa, que sempre será a satisfação do cliente, qualquer estratégia será improdutiva.
Vivemos em uma sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva. Corre sérios riscos quem esperar para ver o que acontece. A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência. Como um dínamo, a sociedade atual gera uma energia incrível, impossibilitando-nos de ver o tempo passar. A sensação que temos é que os dias, os meses, os anos, passam com uma velocidade incrível. De onde vem essa sensação? Pergunta Hélvio.
A resposta é que nos defrontamos com um mundo em extrema mudança, de intermitência, e a atitude correta das pessoas é também a atitude de mudar. “A adaptação a essa realidade dinâmica, instável e evolutiva é fundamental para o profissional se posicionar diante dos desafios do terceiro milênio”, finaliza o professor.
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Por Silvana Teixeira.
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