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Quais são as características de um bom vendedor?

Saber ouvir o cliente é essencial para fechar uma venda

Não se esqueça de ser simpático, ter sempre um sorriso no rosto contagia a pessoa que entra na loja.

Não se esqueça de ser simpático, ter sempre um sorriso no rosto contagia a pessoa que entra na loja.

Para administrar bem o próprio negócio, é preciso entender de vendas. Mesmo que o empreendedor não esteja na linha de frente da função, deve saber tudo sobre os produtos e serviços de sua empresa, bem como maneiras de conquistar novos clientes, ainda que seja para orientar seus vendedores. Mas, como vender bem?

Persistência, para ultrapassar os obstáculos; saber definir os objetivos, inclusive com datas pré-definidas; trabalhar muito, começando cedo, fazendo telefonemas para clientes, e procurando fazer o maior número de apresentações de vendas possível, são características do bom vendedor.

É importante, também, fazer as perguntas certas, para determinar as necessidades de compra, fazer uma melhor apresentação do produto e discutir com mais objetividade as características e benefícios do mesmo. Além de ser um entusiasta dos itens que vende, assim é mais fácil de convencer o comprador.

O professor Pedro Moreira, no curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que “saber ouvir o cliente é essencial, é talvez o bem mais valioso de uma venda. O bom relacionamento com os clientes começa em saber ouvi-los. Eles são fiéis quando conquistados por funcionários bem treinados e satisfeitos com o trabalho que desenvolvem”.

Esteja atento ao tempo de fala. “Pesquisas indicam que é de 30 segundos a média de tempo que um cliente consegue prestar atenção ao que o atendente diz. Por isso a importância de se controlar e não falar além do necessário”, acrescenta o professor.

Não se esqueça de ser simpático, ter sempre um sorriso no rosto contagia a pessoa que entra na loja. Outra estratégia para fidelizar os clientes é estar em contato contínuo com eles, por meio de mensagens de aniversário, avisos de promoções, e-mail marketing e boletins informativos, por exemplo.

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