
No período em que o inverno está mais rigoroso, muitas abelhas morrem, ocasionando diminuição na produtividade das colmeias. Uma técnica difundida pela Emater de São Gabriel, porém, tem dado bons resultados na redução dessas perdas.
O método é simples. Uma mistura composta de mel e proteína é colocada entre os favos e a tampa da colmeia. Essa substitui o pólen durante o período de hibernação, quando as abelhas ficam sem alimento. O procedimento simples evita a morte de abelhas por desnutrição, explica Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso CPT Manejo do Apiário – Mais Mel com Qualidade.
De acordo com o professor, o apicultor deve colocar um quilo de farinha de soja desengordurada para um quilo de mel. Aquecer um pouco até ficar líquido, assim é mais fácil para misturar com a pasta. Quando estiver como uma massa de pão, coloque dentro de um saco plástico, o mesmo usado para pão de sanduíche.
No início do inverno, reduza a entrada da colmeia, visando maior proteção e diminuição do trânsito de abelhas campeiras. Coloque quadros com alimentos mais próximos da área central. Se a família estiver muito fraca, faça a união de famílias, transportando-as para uma caixa menor, ou a redução do ninho com divisórias de papelão.
Introduza plantas mellíferas no apiário, que deem suporte de alimentos no período de entressafra, como eucalipto, sanção do campo, entre outras. Faça alimentação artificial, de subsistência, quando o enxame estiver fraco, diz o professor, especialista em apicultura da USBE.
Durante o período de inverno, os produtores chegam a perder 40% das colmeias. Com o uso da pasta, as perdas caem para cinco por cento.
Conheça os Cursos CPT da Área Apicultura.
Por Equipe CPT de Redação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.