
A maioria das vitaminas que os bovinos necessitam está empregada em níveis adequados em sua dieta básica.
Os bovinos têm, em seu aparelho digestivo, o rúmen e o retículo, dois órgãos nos quais bactérias e protozoários fazem a maior parte da digestão das fibras, liberando energia, proteínas, minerais e vitaminas. É a chamada digestão microbiana.
Os glicídeos, também chamados carboidratos, estão presentes no açúcar, no amido e principalmente na celulose. Eles são nutrientes de digestão fácil no organismo dos bovinos. Por isso, alimentos que os contêm, em grande quantidade, são chamados de energéticos, porque garantem suprimento de energia com rapidez para o animal.
De acordo com o professor da FAZU – Faculdades Associadas de Uberaba, Gilmar Ferreira Prado, “a energia extraída desses nutrientes é usada pelo bovinos para o desenvolvimento de seus processos vitais, no funcionamento dos órgãos, na locomoção, e também na produção de calor”.
Os lipídios também são fundamentais na alimentação animal. Essas gorduras podem fornecer duas vezes mais energia que os carboidratos, no entanto, são alimentos mais complexos, de digestão mais difícil. Eles são essenciais para fornecer maior quantidade calorias, transportar vitaminas, melhorar a palatabilidade dos alimentos e fornecer ácidos graxos essenciais.
O professor Prado diz no curso Alimentação de Gado de Corte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “o teor de lipídios nas forragens é de 2 a 4% e nas sementes oleaginosas, de 18 a 20%”.
Nos bovinos, as proteínas se encaixam como elementos estruturais. Nos órgãos internos, compõem a maior parte dos músculos, tecido conjuntivo e cartilaginoso. Nos órgãos externos, se estabelecem na pele e pelos. A deficiência proteica, entretanto, não apresenta um quadro clínico bem definido. Segundo o professor Prado, “dependendo da gravidade e duração do ciclo carencial, os sintomas são anorexia e crescimento paralisado; eficiência alimentar reduzida; anemia; infertilidade; nascimento de fetos pequenos; síntese reduzida de hormônios e atraso do desenvolvimento mental”.
Os minerais exercem funções relacionadas direta ou indiretamente com o crescimento animal. A maioria das vitaminas que os bovinos necessitam, está empregada em níveis adequados em sua dieta básica de forrageiras ou grãos, ou são sintetizadas em seus rúmens.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.