
Os embutidos são todos aqueles produtos feitos com carnes picadas ou moídas embalados em envoltórios animal, como tripas e bexigas. “Linguiça, paio e salaminho são bons exemplos de embutidos”, cita Prof. Newton de Alencar, do Curso CPT Produção de Embutidos - Fabricação Artesanal e Escala Industrial.
A produção de embutidos é simples e o investimento em equipamentos não é elevado. É também uma boa opção para os produtores de alimentos básicos, pois permite a utilização integral dos recursos. Como resultado minimiza-se perdas e riscos. Para ser um produtor de embutidos não é necessário ser um criador de animais. A matéria-prima pode ser obtida diretamente da fonte, resguardando sempre a idoneidade de seus fornecedores.
O processamento da matéria-prima, por sua vez, é simples, mas exige muito cuidado com as condições de higiene. “É preciso seguir rigorosamente as exigências sanitárias dos órgãos responsáveis pela vigilância sanitária e legalização de cada Estado ou Município. Não adianta todo o processo de fabricação ser eficiente e estar dentro das melhores técnicas, se a matéria-prima não for de boa qualidade”, reforça Newton.
O empresário que pretende fabricar e comercializar embutidos deve, antes de implantar sua fábrica, realizar uma pesquisa para certificar-se de que terá fornecimento de matéria-prima de boa qualidade.
* O Professor Newton é um dos maiores especialistas na área de processamento de carnes do Brasil. Há 30 anos ministra aulas na Universidade de Viçosa dedicando-se à pesquisa e ao ensino de métodos e técnicas para industrialização e conservação dos produtos animais. Biólogo e Mestre em Zootecnia, o professor foi pioneiro no desenvolvimento, divulgação e utilização da metodologia de produção de embutidos e defumados no setor da Agroindústria.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.