WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Proposta é momento crucial da negociação

Nessa etapa, o comportamento não-verbal influencia diretamente

Seja claro e objetivo. Se possível, apresente a proposta por escrito.

Nessa fase da negociação, é possível colocar em prática tudo o que foi planejado na primeira etapa, pesquisando os interesses do outro para poder mostra-lhe os benefícios da proposta. Nesse momento, o mais importante é escutar o interlocutor e sondar suas verdadeiras necessidades.

Tire suas dúvidas e, se sentir que está na hora, faça a proposta. A professora Raquel Carneiro Silva, no Curso de Negociação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, lembra que “já tendo em mente o que vai falar, é importante fazê-lo tranquilamente. Seja claro e objetivo. Se possível, apresente a proposta por escrito”.

A outra parte pode se adiantar e fazer a proposta primeiro. De certo modo, isso é bom, pois assim é possível fazer ajustes nos planos. “Se houver debate, é preciso ouvir com extrema atenção, sem argumentar, sem expressão impaciente ou gestos de irritação”, completa o empresário Nelson Fernandes Maciel, também professor do Curso de Negociação.

O comportamento não-verbal influencia diretamente. Peritos em comunicação relatam que 93% do  ato de comunicação vem da linguagem gestual. Isso significa que as palavras correspondem a apenas 7% da capacidade comunicativa.

Uma pista para saber se o interlocutor está sendo honesto, é observar seus gestos. Nesse caso, ele olha no olho e tem semblante de concentração; balança a cabeça concordando; dá respostas lógicas e educadas; e apresenta um leve sorriso no rosto.

Curso CPT - Curso de Negociação

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?