
Além do combate à cárie, a própolis controla a produção da placa bacteriana e o crescimento de bactérias.
A própolis pode ser utilizada para combater cáries, é o que afirmam cientistas da Universidade Autônoma do México. A substância elaborada pelas abelhas é um composto de cera usado para tapar fissuras nas colmeias. Sua estrutura química varia de acordo com alguns fatores como estação do ano, floração e a região na qual os insetos fazem coleta.
O objetivo dos estudiosos, com essa pesquisa, é aproveitar um recurso que é desperdiçado no país. De acordo com os dados, apesar de o México ser considerado o sexto maior produtor de mel do mundo, apenas seis toneladas anuais de própolis são aproveitadas.
No curso Produção e Processamento de Própolis e Cera, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa ressalta as qualidades da própolis. “A substância tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-sépticas, anticancerígenas, bactericidas, bacteriostáticas, cicatrizantes, entre outras, tornando-se importante na medicina humana, veterinária, zootecnia, agricultura, e conservação dos alimentos”.
As pesquisas comprovaram o efeito da própolis sobre os microrganismos que causam cárie, e já foram isolados alguns compostos que servem para combatê-la. Ela possui, ainda, compostos responsáveis pelo controle na produção da placa bacteriana e outros que inibem o crescimento de bactérias.
Os estudos analisarão 15 tipos de própolis concedidos por apicultores de diferentes partes do país. Também serão testadas as propriedades que auxiliam no combate à hipertensão. “Atualmente, a própolis é considerada um dos produtos mais valiosos dentre os produzidos pelas abelhas”, completa o professor Costa, especialista em apicultura.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.