WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Própolis é usada com benefício odontológico

As pesquisas comprovam o efeito da própolis sobre os microrganismos que causam cárie, e já foram isolados alguns compostos que servem para combatê-la

Além do combate à cárie, a própolis controla  a produção da placa bacteriana e o crescimento de bactérias.

A própolis pode ser utilizada para combater cáries, é o que afirmam cientistas da Universidade Autônoma do México. A substância elaborada pelas abelhas é um composto de cera usado para tapar fissuras nas colmeias. Sua estrutura química varia de acordo com alguns fatores como estação do ano, floração e a região na qual os insetos fazem coleta.

O objetivo dos estudiosos, com essa pesquisa, é aproveitar um recurso que é desperdiçado no país. De acordo com os dados, apesar de o México ser considerado o sexto maior produtor de mel do mundo, apenas seis toneladas anuais de própolis são aproveitadas.

No curso Produção e Processamento de Própolis e Cera, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa ressalta as qualidades da própolis. “A substância tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anti-sépticas, anticancerígenas, bactericidas, bacteriostáticas, cicatrizantes, entre outras, tornando-se  importante na medicina humana, veterinária, zootecnia, agricultura, e  conservação dos alimentos”.

As pesquisas comprovaram o efeito da própolis sobre os microrganismos que causam cárie, e já foram isolados alguns compostos que servem para combatê-la. Ela possui, ainda, compostos responsáveis pelo controle na produção da placa bacteriana e outros que inibem o crescimento de bactérias.

Os estudos analisarão 15 tipos de própolis concedidos por apicultores de diferentes partes do país. Também serão testadas as propriedades que auxiliam no combate à hipertensão. “Atualmente, a própolis é considerada um dos produtos mais valiosos dentre os produzidos pelas abelhas”, completa o professor Costa, especialista em apicultura.

Por: Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!