Atualmente, a prática mais comum para se evitar a contaminação bacteriana durante a fermentação alcoólica é a aplicação de antibióticos. Porém, este processo costuma deixar resíduos que atacam as leveduras e são repassados no produto final. Uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), explica que, o extrato de própolis, resina produzida pelas abelhas, pode ser usado no controle das bactérias que contaminam a produção de álcool.
Os processos industriais e artesanais utilizados no Brasil, em sua maioria, reaproveitam o fermento em ciclos consecutivos e utilizam as sobras da produção de cachaça como ingredientes de ração animal, como ensina o Curso Produção de Álcool Combustível na Fazenda, desenvolvido pelo CPT- Centro de Produções Técnicas. Essas práticas tornam o processo mais produtivo mas prolongam o tempo da fermentação, o que favorece a multiplicação das bactérias.
A pesquisa da Esalq foi feita utilizando o própolis sobre as bactérias do gênero Lactobacillus fermentum e Bacillus subtillis, dois dos contaminantes mais comuns da fermentação alcoólica. A pesquisadora Ellen Karine Diniz afirma que procurou-se diminuir os prejuízos causados pela contaminação bacteriana durante o processo de fermentação e um antimicrobiano que não afetasse as leveduras.
De acordo com os resultados da pesquisa, o extrato de própolis ainda não mostrou os mesmos resultados do antimicrobiano comercial. Ele proporcionou uma redução de contaminação de 54,24% e 67,02% para Lactobacillus e Bacillus, respectivamente. Mas estes números indicam um avanço no sentido de um procedimento mais econômico e natural na fermentação alcoólica.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Alain Lesur
12 de mar. de 2018Boa Noite. Gostaria de receber mais informações sobre o uso de própolis na fermentação.

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de mar. de 2018Olá Alain,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos