Nestes dias que antecedem a Copa do Mundo, as expectativas estão voltadas para o início dos jogos e para o desempenho da seleção. É difícil pensar em outra coisa. Por isso, aproveitar o momento para fazer campanhas de marketing ligadas ao evento é uma boa oportunidade para alavancar as vendas.
Então, qual é a melhor estratégia de promoções e propagandas? Colocar detalhes na loja com as cores do Brasil, como bandeiras ou adesivos coloridos na vitrine principal, é sempre uma alusão positiva. Entretanto, esses enfeites não podem afetar o projeto visual do varejo. Outra opção é sortear itens relacionados ao mundial, como camisas e bolas, entre os consumidores.
Ideias diferentes, que atraem mais clientes, dão um impulso a mais no marketing, mas devem ser planejadas com antecedência. Um quiz com perguntas relacionadas à Copa, postado no site, é uma ótima estratégia para aumentar o número de visitantes, a interação com o internauta e divulgar o nome da empresa.
Em organizações nais quais o consumidor precisa efetuar compras toda semana, como mercados e postos de gasolina, por exemplo, uma boa promoção de vendas é o programa fidelidade, em que os usuários acumulam pontos e ganham prêmios relacionados à Copa, como uma camisa da seleção personalizada com o nome do cliente.
Para a professora Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, no curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “uma boa campanha publicitária sempre divulga bem o produto, aumenta as vendas e faz crescer os lucros. Porém, é preciso planejar antes de sair gastando dinheiro com ela. Defina os objetivos e escolha os métodos para alcançá-los. Estabeleça o perfil do público-alvo, a frequência e o veículo dos anúncios. Certifique-se de que pode comprovar tudo o que anunciar, evitando fazer afirmações exageradas. Faça uma campanha objetiva e sem duplo sentido. Apresente propostas convidativas e atraentes”.
Para quem não teve tempo de planejar com mais antecedência, a dica é fazer promoções tradicionais, baixando o preço de alguns produtos e relacionando a ação com a Copa. Atender o cliente com uma abordagem mais livre, é outra tática, já que as pessoas ficam mais alegres e descontraídas nesta época. Isso pode ajudar na imagem que se tem da loja.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.