WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Projeto reaproveita água no semi-árido nordestino

Agricultura e pecuária da região sentem os impactos da falta de chuva

 

A água usada nas casas é reaproveitada na irrigação. foto: Bioágua.

O projeto Bioágua está introduzindo um sistema de reutilização da água em pequenas propriedades rurais do semi-árido nordestino. A região sofre com a falta de água, principalmente, nessa época do ano. Os agricultores familiares têm dificuldades para manter a produção agrícola e a criação de animais.

Por enquanto, um projeto experimental foi implantado em Olho D'água do Borges, na divisa entre o Rio Grande do Norte com a Paraíba. O município tem cerca de apenas 600mm de chuva por ano, o que, além de prejudicar a população, afeta diretamente a produção rural.

Com o projeto Bioágua, a água usada pelas residências dos agricultores será reaproveitada para irrigar hortaliças. Até agora, foram montadas três estruturas desse tipo na região do semi-árido. Toda a água das casas é escoada e depois é filtrada com camadas de diferentes materiais, como seixos, areia lavada, serragem e húmus com minhocas.

Depois de filtrada, a água é direcionada para a irrigação. O produto final já foi testado e atende aos padrões de qualidade estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Quase toda a água usada nas residências pode ser reaproveitada de maneira segura.

Todo esse trabalho foi criado pelo Projeto Dom Helder Câmara e recebe o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (Fida). A ideia é ampliar o trabalho para atingir 500 mil famílias. Para isso, o projeto ainda pretende conseguir patrocinadores e conscientizar as famílias sobre os benefícios da reutilização da água.

Por: Maria Clara Corsino.

 

Fonte: Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?