WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Projeto de lei pretende obrigar a análise de toxinas em alimentos importados

A proposta prevê a certificação de alimentos livres de toxinas prejudiciais à saúde

Se a proposta for aprovada, o trigo e outros alimentos importados passarão por fiscalização mais rigorosa. Foto: Deviantart.

O Projeto de Lei 3487/12, de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), pretende proibir a comercialização e a estocagem de alguns alimentos importados que não tenham passado por análise. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados e, se aprovada, deve barrar a entrada de arroz, trigo, feijão, aveia, cebola e cevada, que não possuam um laudo negativo para agrotóxicos e outros princípios ativos prejudiciais à saúde humana.

A proposta prevê a inspeção e a certificação dos produtos para verificar a ausência de toxinas. Os veículos de transporte dessas mercadorias deverão ser pesados e os condutores devem ser certificados.

O deputado Jerônimo Goergen lembrou que o beneficiamento de grãos como o trigo e o arroz pode não eliminar todas as toxinas. Ele destacou que esses produtos estão sendo importados por causa de uma rígida fiscalização realizada nos produtos nacionais. Isso porque os importadores estão aproveitando pequenas diferenças tributárias, destruindo a cadeia produtiva nacional.

O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), ligado à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, é o órgão responsável na atualidade pela fiscalização dos produtos agrícolas que entram e saem do país. A proposta será analisada pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Agência Brasil

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?